Na Kovi sempre tivemos o modelo de trabalho alocado no trabalho, em nossa querida “casinha”, porem devido as mudanças que aconteceram tivemos de iniciar o trabalho 100% home-office.

Devido a esta mudança uma das grandes vantagens que tínhamos no modelo alocado acabou se perdendo devido a falta de costume e o distanciamento. A comunicação não formal, e mais rápida que era muito importante para resolver pequenos problemas no dia-a-dia.

Image for post

Durante algumas semanas a equipe ficou nas práticas formais, de toda hora abrir uma chama de videoconferência ou uma reunião digital. Porem isso não supriu a falta do papo rápido, ou mesmo aquele papo de “copa”, que acabava tirando um pouco do stress do trabalho e dava aquela energia extra.

Para solucionar este problema, a guilda de front-end, criou o primeiro “Cafezin com Programação” um canal aberto não formal, incialmente em plataformas formais, como o Meet. Neste canal iniciávamos uma prova de conceito sobre o modelo de canal aberto de voz no trabalho sem todo o requisito formal de uma reunião. Durante quase 3 meses este “Cafezin” foi o único para as guildas de back-end e front-end, onde todo mundo entrava e conversava, fazia perguntavas do trabalho, tirava dúvidas de programação e lógica, jogava conversa fora e sem contar as horas e horas de risadas.

Essa prática trouxe para a empresa uma grande melhora de desempenho no desenvolvimento pareado, desenvolvimento entre engenheiros de diferentes times e a melhora na comunicação remota. Criando um novo conceito de reunião não social, e trazendo de volta a sensação de trabalho da “casinha” para um modelo home-office.

Vários engenheiros que nunca tiveram a oportunidade de conhecer a “casinha” da Kovi, ou sentir como que era trabalhar junto, puderam com esta oportunidade sentir um acolhimento maior pelo time e um melhor engajamento do time com eles.

Image for post
Image for post

Após essa validação de modelo, partimos para a versão definitiva do nosso modelo de comunicação rápida, o Discord. Foi criado um servidor para a empresa, com canais especiais dedicados para os “Cafezin”, times, reuniões, dailies e os canais de texto para trocar msg mais informais. A maior vantagem do Discord, foi a possibilidade de ver quem estava online no canal, e assim pode entrar e começar a conversar sem ter de ficar entrando link por link dos Meets.

Hoje, seguimos com o Discord, estamos cada dia melhorando as praticas e conhecendo como aprimorar mais o uso, assim para termos um melhor ganho sempre. Uma ferramenta, inicialmente usada por gamers, hoje já tem várias comunidades open-source, empresas e escolas utilizando.

O desempenho dos engenheiros estão sempre melhorando, pois podem trocar informações mais rápidas e diretas, assim como era na “casinha”, hoje podemos dizer que temos nossa “casinha” virtual.

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Linha tracejada preta em um fundo branco