Quero alugar um Kovi!

Desde a autoescola, você já deve ter ouvido falar sobre “direção defensiva” e o quanto ela é importante.

Porém, a gente sabe que a rotina acaba fazendo o condutor esquecer alguns cuidados e desenvolver vícios de direção.

Isso pode ser bem arriscado, especialmente para quem trabalha dirigindo.

Mas não se preocupe! Continue lendo esse post para relembrar o que é direção defensiva, qual é sua importância e como colocá-la em prática no seu dia a dia como motorista de aplicativo.

Vamos lá!


O que é direção defensiva?

A direção defensiva nada mais é do que um jeito de dirigir com mais segurança, reduzindo o risco de causar acidentes.

E isso vai muito além de cumprir as leis de trânsito. É necessário mudar a forma de agir ao conduzir um veículo, atuando com mais consciência e responsabilidade.

Uma boa direção defensiva é realizada com base em alguns princípios:

  • Conhecimento: ter domínio sobre informações técnicas que são essenciais para dirigir com segurança e dentro das normas estabelecidas. Por exemplo, compreensão da legislação de trânsito e conhecimento sobre o veículo utilizado;
  • Atenção: estar focado em tudo que está fazendo e no que está acontecendo a sua volta, a fim de evitar surpresas desagradáveis;
  • Habilidade: saber reagir com eficiência caso algum imprevisto aconteça. A habilidade é adquirida com o tempo e a prática na direção;
  • Previsão: conseguir identificar situações atípicas que representam risco. Para tal, é preciso estar sempre em estado de alerta;
  • Decisão: estar preparado para analisar cada situação e manter a calma, para poder fazer as escolhas mais adequadas no momento.

Qual é a importância da direção defensiva para motoristas de aplicativo?

No trânsito, todos estão expostos a diversos riscos. Principalmente você, que é motorista de aplicativo e dirige por várias horas.

É claro que muitos desses riscos fogem do controle dos condutores, por exemplo:

  • Falhas mecânicas;
  • Estado de conservação das vias;
  • Condições climáticas;
  • Outros motoristas, motociclistas e ciclistas;
  • Comportamento dos pedestres.

Mas vale lembrar que a principal causa de acidentes é a falha humana: falta de atenção, manobras bruscas, excesso de velocidade… E é por esse motivo que a direção defensiva é tão importante.

Ao incorporar os hábitos certos em sua rotina, você gera um impacto positivo a você mesmo, aos seus passageiros e à sociedade como um todo.

No fim das contas, o objetivo de qualquer pessoa é chegar ao destino com segurança e tranquilidade!


Como colocar a direção defensiva em prática?

Pode parecer clichê, mas as pequenas atitudes fazem toda a diferença. 

Nós separamos algumas dicas que vão te mostrar como é simples praticar a direção defensiva. Dá uma olhada:


Evite dirigir com sono

Como motorista de aplicativo, a sua renda depende diretamente do número de corridas que você realiza. Inevitavelmente, isso faz com que você sinta a necessidade de dirigir por muitas horas seguidas.

Mas é fundamental respeitar os limites do seu corpo. O sono, o cansaço e a fome afetam sua atenção e capacidade de resposta, tornando seu trabalho muito mais arriscado.

Para um motorista, cada fração de segundo conta. Afinal, imagine só: rodando a 60 quilômetros por hora, seu veículo percorre quase 17 metros em um único segundo!

Então, em sinal de esgotamento físico, o melhor a se fazer é parar de rodar e descansar.

Com certeza, você conseguirá ser muito mais produtivo depois, dirigindo com total consciência e segurança.


Entenda as leis de trânsito

Sendo um motorista profissional, o ideal é que você não só conheça as leis, mas que compreenda porque elas existem e como funcionam.

Assim, você dirige da maneira correta, previne acidentes, agrada seus passageiros e consegue até identificar se as multas que recebeu foram realmente justas.

Além de dominar as normas vigentes, você deve se manter ligado nas atualizações e novas leis que surgem com o tempo. Em nosso canal do YouTube, sempre trazemos as principais novidades que impactam a vida dos motoristas de aplicativo. 

Por fim, vale destacar que o cuidado com as regras não pode se restringir aos locais com câmeras de monitoramento ou fiscalização. 

O respeito às leis precisa ser sua prioridade em todos os lugares, porque garante a sua segurança, do seu passageiro e de todas as outras pessoas que circulam nas vias públicas.


Verifique o cinto de segurança

Falando em leis, não é à toa que o cinto de segurança é um item obrigatório. Ele é responsável por minimizar os danos em caso de acidente.

Para que seu resultado seja garantido, você deve usá-lo corretamente: apoie-se firmemente contra a parte de trás do assento, passe o cinto sobre os ombros e quadris e prenda, aguardando o clique na fivela.

Não incline muito o banco, porque pode fazer com que seu corpo escorregue para baixo em caso de colisão. O cinto também não pode estar torcido, já que oferece risco de traumatismo.

Mas algo que muitos esquecem é de confirmar se o cinto está em boas condições de uso. Descubra alguns pontos que merecem atenção:

  • Teste se as travas da fivela estão funcionando corretamente;
  • Confira se o cinto não tem cortes ou dobras, que podem gerar rompimento diante de algum impacto e impedir sua elasticidade;
  • Veja se o item não está apertado ou frouxo demais;
  • Deixe os cintos dos bancos traseiros disponíveis para uso. Caso o passageiro queira, ele precisa encontrar o item facilmente.

Respeite as condições da via

O motorista de aplicativo faz trajetos novos todos os dias. Uma boa forma de garantir a sua segurança em ruas desconhecidas, é observar as normas e condições das vias.

Leve em conta o tráfego de veículos, os obstáculos, a circulação de pedestres e as próprias características da pista.

Por exemplo, se a rua for cheia de curvas, você já sabe que deverá rodar com velocidade reduzida. Ou se avistar declives, já precisa testar os freios e manter o câmbio engatado.

Buracos, elevações e ondulações no solo também são sinais de alerta, porque podem desestabilizar seu carro e ocasionar a perda de controle.

Não se esqueça de olhar os símbolos e faixas desenhados no asfalto, que sinalizam algumas regras da via, como a proibição de ultrapassagens.

Esses cuidados vão te ajudar a reduzir o risco de acidentes e, de quebra, evitar que você cometa infrações e receba multas.


Você curtiu esses conselhos? Então, não perca esse vídeo do nosso canal do YouTube, com mais 6 dicas exclusivas que não contamos aqui. É só clicar no play e aproveitar!

O motorista de aplicativo que pratica a direção defensiva dirige de forma responsável, preservando vidas e alcançando resultados melhores no seu trabalho!

Pensando nisso, a Kovi acaba de lançar o Programa Direção Segura, com o objetivo de incentivar que nossos motoristas dirijam de maneira responsável. É o uso da tecnologia como aliada da segurança, tornando o trânsito um lugar melhor para todos.

Gostou da ideia? Vem saber mais detalhes sobre o Programa Kovi Direção Segura!

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Linha tracejada preta em um fundo branco