Quero meu Kovi
Compra de carros

Comprar ou alugar carro: o que é melhor para você?

Publicado dia
3/3/2022

Hoje em dia, o carro desempenha um papel fundamental na vida de muitas pessoas — seja por necessidade, por praticidade ou simplesmente por conforto. Mas algo que tem mudado ao longo dos últimos anos é a forma de ter esse veículo à disposição. Enquanto antes havia o grande sonho de possuir um carro próprio, atualmente muitos optam pelo carro alugado. 

Mas, no final das contas, qual será a melhor opção: comprar ou alugar um carro? Vamos te ajudar a encontrar a resposta! É só continuar lendo este artigo.

Vantagens de ter um carro próprio

Normalmente, comprar um carro ainda é a primeira opção que surge na nossa cabeça. Então, vamos começar entendendo qual é o lado bom dessa decisão.

1. O carro é seu patrimônio

Comprar um carro não é exatamente um “investimento”, já que sua tendência é ir perdendo o valor conforme passa o tempo. No entanto, uma coisa não se pode negar: quando o carro é de sua propriedade, ele se torna parte do seu patrimônio. 

Isso quer dizer que, se você precisar, poderá vendê-lo para obter algum retorno financeiro. Já no caso do aluguel, você paga apenas para ter o direito de usar o automóvel. E quando não quiser mais, o único valor que terá de volta é o da caução.

2. Você pode fazer modificações

Algumas pessoas gostam de fazer alterações no veículo: turbinar o motor, rebaixar o carro, instalar um sistema de som mais potente ou até mesmo envelopar a lataria. Se você for desse time, é melhor adquirir seu carro próprio.

Isso porque, quando você aluga, não é permitido fazer esse tipo de modificação. O carro deverá ser devolvido à locadora exatamente nas mesmas condições em que foi entregue a você. Caso contrário, há cobrança de taxas extras.

3. Realização de um sonho

Não podemos deixar isso de lado, né? Para muitas pessoas, ter um carro próprio representa um sonho. E se esse é o seu caso, vale a pena sim considerar esse aspecto na hora de tomar a decisão. Afinal, esse tipo de realização pessoal não tem preço.

Vantagens de alugar um carro

Agora é hora de falar do aluguel de carros, que está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Vamos entender o porquê:

1. Mais facilidade

O carro alugado te poupa de muitas dores de cabeça com gastos, papeladas, burocracias… Por exemplo, o licenciamento, o IPVA e o emplacamento do veículo são de responsabilidade da locadora, você nem precisa se preocupar.

Outros custos como manutenção preventiva, pacote de proteção e assistência 24 horas também costumam ficar por conta da locadora. Resumindo, você só tem que abastecer e sair dirigindo.

2. Gasto mensal mais baixo

De modo geral, os seus gastos mensais com o aluguel serão mais baixos do que se você tivesse feito um empréstimo ou financiamento para comprar o carro, considerando as taxas de juros normais durante três ou quatro anos.

Sendo assim, com o aluguel você consegue economizar e ter um dinheiro a mais no bolso quando chegar ao final do mês! 

3. Você tem mais liberdade

Não é tão fácil se desfazer de um carro próprio. É preciso considerar a depreciação do veículo para estabelecer o preço de venda, encontrar um comprador, cuidar de toda a parte do pagamento, fazer a transferência da documentação… Já com um carro alugado, é bem mais simples: basta devolvê-lo para a locadora e fim.

Isso é bom para quem não tem certeza que vai querer o carro por muito tempo, para quem vai precisar do veículo só por um determinado período ou ainda para aqueles que gostam de trocar de modelo com mais frequência — já que a depreciação do veículo é maior nos 2 primeiros anos.

Afinal, é melhor comprar ou alugar um carro?

Além das vantagens que já falamos, você deve levar em consideração principalmente qual é sua atual situação financeira e por quanto tempo pretende ficar com o veículo.

Em relação à parte financeira, não se esqueça que o custo do carro próprio vai além do seu preço propriamente dito. Também engloba documentação, IPVA, licenciamento, seguro, manutenções preventivas… Também vale pensar o que vale mais a pena para você: gastar menos por mês ou ter a chance de acumular patrimônio?

Já em relação ao uso do veículo, tente entender quanta flexibilidade será importante para você no futuro. Além disso, considere a frequência de uso do carro —  um carro próprio que fica mais tempo parado na garagem do que rodando na rua, pode ser um gasto desnecessário. Nessa situação, pode ser melhor usar transporte público, aplicativos de transporte ou então alugar um veículo quando tiver necessidade.

Seja qual for a sua escolha, a Kovi tem o que você precisa! Só aqui você assina um carro pelo menor preço do mercado ou, se preferir, conquista o carro próprio sem aprovação de crédito!

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.