Manual do Motorista Kovi
O que é a caução? Eu recebo este valor de volta?
A caução é um valor pago como garantia antes de retirar o carro. Se houver pendências financeiras, como multas ou aluguéis atrasados, esse valor será descontado. Caso não haja pendências, a caução é devolvida em até 90 dias.
- Plano Mensal: Fique 30 dias na Kovi para devolução, desde que não haja pendências - reparo no veículo após a devolução, multas e afins.
- Plano Anual: Fique 1 ano na Kovi para devolução, desde que não haja pendências - reparo no veículo após a devolução, multas e afins.
- Plano Kovi Próprio: Devolução de 50% após 12 meses e 100% após 30 meses, desde que não haja pendências - reparo no veículo após a devolução, multas e afins.
O que acontece se eu atrasar o pagamento?
Além da multa aplicável, se houver atraso no pagamento, seu carro pode ser temporariamente bloqueado dentro de 48 horas por inadimplência. Se o carro for recolhido, os custos do guincho serão de sua responsabilidade. Há a opção de fazer uma "promessa de pagamento" até duas vezes por mês para evitar o bloqueio. Caso o carro seja recolhido, ele só será devolvido após o pagamento das dívidas. Para regularizar a situação, entre em contato com a Central do Motorista e realize o pagamento.
O que é a promessa de pagamento e o que acontece se eu não cumprir?
A promessa de pagamento é uma opção oferecida pela Kovi para que você pague o que deve até o dia seguinte ao vencimento. Você pode usar esse recurso até duas vezes por mês. Se você fizer a promessa mas não cumprir o pagamento dentro de 24 horas, o carro será bloqueado e possivelmente recolhido.
Como funciona a manutenção preventiva?
Você deve agendar e comparecer às revisões a cada 10.000 km (agendamento disponível a partir de 8.000 km). A Kovi avisará quando a manutenção estiver próxima, via Central do Motorista, SMS ou e-mail (lembre-se de manter seus dados atualizados).
Se você não agendar no prazo, não comparecer, atrasar ou não reagendar com 48h de antecedência, haverá uma multa de R$369,00 (valor sujeito a alterações). Durante a manutenção preventiva, se for identificada a necessidade de uma manutenção corretiva por mau uso ou troca de algum item antes do prazo estipulado no manual do carro, ela será agendada e cobrada do motorista.
Quando devo agendar uma manutenção corretiva mecânica?
Agende uma manutenção corretiva quando houver problemas que não afetem a segurança ou impossibilitam o veículo de rodar, como falhas no ar-condicionado, ruídos na suspensão, ou problemas no marcador de combustível.
Problemas que impossibilitam o veículo de rodar, como vazamentos de fluidos, devem ser tratados como panes, solicitando um guincho pelo canal de emergência, o 0800 555 5684. Você não será cobrado caso seja identificado que o problema seja técnico.
Danos causados por mau uso e/ ou sinistros, assim como trafegar sem óleo ou líquido de arrefecimento, são de responsabilidade do motorista e serão cobrados.
Importante: Manutenções devem ser feitas apenas na Oficina Kovi ou parceiras autorizadas, com agendamento via Central do Motorista.
Funilaria agendada, devo pagar?
Se durante uma manutenção preventiva ou corretiva mecânica for identificada alguma avaria de funilaria no veículo, um agendamento será feito para realizar os reparos necessários, e o cliente será responsável pelo pagamento destes serviços.
Importante: A realização do serviço não é opcional, mas obrigatória, pois foi constatado que o dano foi causado pelo motorista ocorreu por mau uso do veículo.
Posso alterar o veículo? E o adesivo, posso retirar?
Nenhuma alteração física (adesivos, pintura, rodas, etc.), mecânica ou elétrica pode ser feita no veículo. O adesivo não pode ser removido, e se em alguma manutenção ou se o veículo for devolvido sem ele, será cobrada uma taxa de R$130,00 (sujeita a alterações).
Posso emprestar meu carro? Ele pode ficar estacionado na rua?
Somente você pode conduzir o veículo; ele não deve ser emprestado a outra pessoa. O carro precisa ser guardado em garagem para garantir sua segurança. Se o carro for deixado na rua ou for emprestado para utilização de outra pessoa, isso resultará em quebra de contrato, impossibilitando a continuidade do plano e novos aluguéis. Além disso, será aplicada multa por descumprimento das regras contratuais.
O que é a nota de direção? Para que ela serve?
A nota de direção, monitorada por um rastreador, é uma avaliação da direção do motorista que mede acelerações, curvas, frenagens, e velocidade (os “apitos” ajudarão a identificar esses comportamentos fora do padrão), produzindo uma nota que varia de 0 a 100. A nota de direção foi criada para aumentar a segurança no trânsito, uma boa nota ajuda a reduzir o risco de acidentes e multas. Para dicas de melhoria, acesse nossa Central do Motorista.
O que acontece se minha nota de direção ficar baixa?
Se sua nota cair abaixo de 50 por três semanas consecutivas, haverá uma cobrança adicional na semanal do aluguel:
- 31 a 50: R$40,00/semana*
- 10 a 30: R$60,00/semana*
- 0 a 10: R$100,00/semana*
*Valores sujeitos a alterações.
O que acontece se eu receber uma multa de trânsito?
Como a multa de trânsito está associada com uma ação praticada pelo motorista, a Kovi repassa o valor total da multa ao motorista, com 20% de taxa administrativa. Se a multa não puder ser vinculada ao motorista devido a problemas como assinaturas divergentes ou CNH com restrições, o motorista arcará com os custos da "multa de não indicação do condutor" (NIC). É essencial manter seus dados atualizados para evitar complicações.
Importante: Não é possível indicar outro condutor para assumir a pontuação da multa.
Como funciona o pacote de proteção?
O pacote de proteção cobre São Paulo e Porto Alegre. Ele oferece proteção para acidentes de trânsito e furto/roubo, com a necessidade de pagamento de uma coparticipação. É essencial que você notifique a Kovi o mais rápido possível:
- Roubo e furto: em até 3 horas
- Colisão: em até 5 dias
Em caso de sinistro fora da Grande São Paulo ou Porto Alegre, a Kovi continua com o pacote de proteção, porém, os custos de guincho e afins serão cobrados do motorista, além da copartipação.
O que acontece se eu tiver um problema fora da área de cobertura (Grande SP e POA)?
Se você estiver em áreas de fronteira, o veículo pode ser bloqueado e monitorado, podendo haver comunicação sobre o ocorrido.
Quais são os tipos de coparticipação e seus valores?
- Colisão sem terceiros: R$1.500,00
- Acidente com terceiros: R$1.500,00
- Colisão com ou sem terceiros, notificada após 5 dias: R$4.500,00
- Roubo ou furto, notificado dentro de 3 horas: R$1.500,00
- Roubo ou furto, notificado após 3 horas: R$4.500,00
- Colisão com terceiros envolvendo mais de 1 veículo: R$1.500,00 por veículo envolvido
- Colisão com terceiros envolvendo mais de 1 veículo, notificada após 5 dias: R$4.500,00 + R$1.500,00 por veículo adicional envolvido
Qual é o canal de emergência da Kovi?
O nosso telefone de atendimento emergencial está disponível 24 horas por dia:
0800 555 5684.
Este canal é destinado para emergências como:
- Roubo ou furto
- Colisões que impeçam o funcionamento do veículo
- Acionamento de guincho
- Problemas para ligar o veículo
- Perda do token
- Bloqueio do veículo
Quais assuntos posso tratar na Central do Motorista?
Na Central do Motorista, você pode tratar dos seguintes assuntos:
- Pagamento
- Renegociação
- Status de manutenção
- Agendamentos
- Dúvidas sobre o plano
- Dúvidas gerais
Como é cobrada a minha recorrência semanal?
A cobrança das semanas é baseada na quilometragem utilizada e na tabela de valores do plano contratado.
Exemplo:
- De 0 km até 200 km: Faixa 1
- De 201 km até 400 km: Faixa 2
- De 401 km até 1250 km: Faixa 3
- De 1251 km até 1500 km: Faixa 4
- Km Ilimitado (acima de 1500 km): Faixa 5
Importante: Caso ultrapasse 1 km, o valor será cobrado conforme a próxima faixa de quilometragem.
Kovi Próprio: Como funciona a compra do carro?
No plano Kovi Próprio, é possível optar pela compra do seu carro a partir do 13º mês.
É importante considerar que os valores de aquisição do veículo variam conforme o período de compra. Quanto mais tempo você permanecer com o aluguel, mais baixo será o preço de compra. Veja um exemplo com base nos valores do Fiat Argo Drive 1.0:
- 13 a 18 meses: R$61.181,22
- 19 a 24 meses: R$54.857,80
- 25 a 30 meses: R$51.463,43
Temos uma parceria com o Banco Omni, que facilita a aprovação de crédito para a compra do veículo e leva em consideração o seu histórico de pagamento Kovi e outras circunstâncias. Ao permanecer por, no mínimo, 12 meses com a Kovi, você terá uma alta probabilidade de aprovação de crédito.
Além disso, o valor pago na caução poderá ser integralmente utilizado para descontar do valor do preço de compra do veículo, desde que não haja outras pendências financeiras (ex: multas) com a Kovi.
Caso eu indique um amigo ou familiar, eu ganho algum desconto?
Atualmente, ao indicar um novo motorista, você ganha R$500,00 no saldo da sua conta, que pode ser utilizado para descontar qualquer fatura!
Confira a página do programa de indicação aqui: https://loja.kovi.com.br/indicou-ganhou
Indicou, ganhou!