Manual do Motorista Kovi (1) Manual do Motorista Kovi (2)

Confira informações importantes sobre seu aluguel!

O que é a caução? Eu recebo este valor de volta?

 
A caução é um valor pago como garantia antes de pegar o carro. Esse valor só é usado se você tiver alguma pendência: multa de trânsito, fatura em atraso ou precisar consertar algo no carro ao devolver.
📌 A Kovi devolve o saldo da caução na sua conta bancária cadastrada em até 90 dias depois do fim do contrato.
 
Atenção: cada plano tem um tempo mínimo de contrato. Se você cancelar antes, perde a caução como multa.
 
⏱ Tempo mínimo por plano:
  • Plano Kovi Mensal: 30 dias 
  • Plano Kovi Anual: 1 ano 
  • Plano Kovi Próprio: 30 meses. Mas após completar 12 meses, a multa é de apenas 50% do valor da caução.
 

O que acontece se eu atrasar um pagamento?

Se atrasar o pagamento, será cobrada multa e juros. Com 48 horas de atraso, o carro é bloqueado automaticamente.

✅ Para desbloquear, é só pagar o valor pendente na Central do Motorista.

Se precisar de um tempo extra, você pode fazer uma promessa de pagamento para ganhar mais 24h com o carro desbloqueado.

Caso a dívida continue, o carro será recolhido e o custo do guincho será por sua conta.

O que é a promessa de pagamento?

É uma opção pra você ter mais 24h para pagar o valor em aberto.

Você faz a promessa pela Central do Motorista e o carro é desbloqueado na hora.

⚠️ Mas atenção: se o pagamento não for feito nesse prazo, o carro será bloqueado novamente e pode ser recolhido.

Como funciona a manutenção preventiva?

Você precisa fazer a revisão a cada 10.000 km rodados.

O agendamento já fica disponível quando você atingir 8.000 km, lá na Central do Motorista.

Também avisamos por e-mail.

🛠️ Importante: revisões só podem ser feita na Oficina Kovi ou nas autorizadas.

Há cobrança de multa de R$369,00 (valor sujeito a mudanças) se:

❌ Passar dos 11.000 km sem fazer a manutenção (a cobrança é semanal até fazer o serviço)
❌ Chegar com atraso maior que 15 minutos
❌ Não comparecer no dia agendado
❌ Se não puder ir, reagende com 48h de antecedência pelo mesmo link do agendamento.

Durante a revisão, se for encontrado algum problema causado por mau uso ou necessidade de trocar uma peça antes da hora, esse serviço será cobrado à parte.

Quando devo agendar uma manutenção corretiva?

1️⃣ Se o carro tiver algum problema que não afete a segurança, como barulhos na suspensão ou falha no ar-condicionado, agende a corretiva pela Central do Motorista.

Se agendar e não comparecer, será cobrada uma multa de R$369,00 (valor sujeito a alterações).

2️⃣ Se o problema impedir o carro de rodar (ex: vazamentos), ligue para o 0800 555 5684 (canal de emergência).

Se o defeito for técnico, você não será cobrado. Mas se for algo causado por mau uso ou acidente, a cobrança será feita.

 

🛠️ Importante: manutenções só podem ser feitas na Oficina Kovi ou nas autorizadas.

O que é funilaria agendada?

Se durante a manutenção for identificado algum dano na lataria (como amassado ou risco), vamos agendar o conserto.
Como o dano foi causado durante o uso, o custo do reparo fica por conta do motorista.
 
📅 É importante comparecer no dia marcado. Se não for, será cobrada uma multa de R$369,00.
 
🛠️ Lembre-se: manutenções só podem ser feitas na Oficina Kovi ou nas autorizadas. Fazer o conserto por conta, em outra oficina, não elimina a cobrança do valor — além de não ser permitido, o serviço precisará ser refeito.
 

Posso alterar o veículo? E o adesivo, posso retirar?

🚫 Não é permitido fazer nenhuma alteração no carro: nada de pintura, som, rodas diferentes ou mudanças elétricas/mecânicas.

O adesivo da Kovi também não pode ser removido. Se o carro estiver sem ele durante uma manutenção ou na devolução, será cobrada uma taxa de R$130,00 (valor sujeito a mudanças).

Quais cuidados devo ter com o carro?

Só você pode dirigir o carro, ele não pode ser emprestado para outra pessoa.

Evite também deixar o carro na rua — ele precisa ficar guardado em garagem, por motivos de segurança.

❗ Se essas regras forem descumpridas:

❌ O contrato será encerrado
❌ Você não conseguirá alugar com a gente de novo
❌ E ainda pode haver cobrança de multa por quebra de contrato.

O que é a nota de direção? Para que ela serve?

É uma nota de 0 a 100 que avalia como você dirige.

Ela é calculada através de um rastreador que mede comportamentos de risco, como: aceleração, curvas, frenagens e velocidade.

🚘 Essa nota foi criada para aumentar a segurança no trânsito. Quanto mais alta a nota, mais seguro é seu estilo de direção — e menores suas chances de se envolver em um acidente.

Para acompanhar sua nota e consultar dicas de melhoria, acesse a Central do Motorista.

 

que acontece se minha nota ficar baixa?

Se sua nota for menor que 50 por 3 semanas seguidas, será cobrado um valor extra por semana:

❌ Nota de 31 a 50: R$40,00/semana*
❌ Nota de 10 a 30: R$60,00/semana*
❌ Nota de 0 a 10: R$100,00/semana*

*Valores sujeitos a alterações, mediante aviso prévio

💡 Nós não queremos que isso aconteça. Por isso, a gente te avisa por e-mail e pela Central quando a nota estiver caindo. Lá, você também encontra dicas personalizadas para melhorar.

Vale lembrar que deixar o carro parado não ajuda. A nota melhora com uma direção mais segura e tranquila no dia a dia.

Como funciona o pacote de proteção?

Válido para São Paulo e Porto Alegre, o pacote oferece proteção contra acidentes e furto/roubo, com coparticipação do motorista.

Nesses casos, é preciso avisar a Kovi o mais rápido possível:

✔️ Roubo ou furto: até 3 horas depois
✔️ Colisão: até 5 dias depois

Se o problema acontecer fora da área coberta, o pacote ainda vale, mas o custo de guincho e deslocamento será cobrado de você.

 

⚠️ Veículos perto da fronteira com outros países podem ser bloqueados e monitorados.

O que acontece se eu receber uma multa de trânsito?

A multa de trânsito está associada com uma ação praticada pelo motorista. Por isso, repassamos o valor ao motorista, com mais 20% de taxa administrativa.

📩 Te avisamos assim que a infração é registrada, e para isso dependemos que o órgão de trânsito nos notifique.

Se for impossível indicar quem estava dirigindo (ex: CNH irregular, assinatura errada), você pagará a multa por não indicação do condutor (NIC).

 

❗ Importante: Não é possível transferir os pontos da multa para outro condutor.

Quais são os tipos de coparticipação e seus valores?


💥 Colisão avisada dentro do prazo (5 dias):
  • Colisão com ou sem terceiros: R$1.500,00
  • Colisão com terceiros, envolvendo múltiplos veículos: R$1.500,00 por veículo envolvido
 
💥 Colisão avisada depois do prazo (5 dias):
  • Colisão com ou sem terceiros: R$4.500,00
  • Colisão com terceiros, envolvendo múltiplos veículos: R$4.500,00 + R$1.500,00 por veículo extra
 
🔒 Roubo ou furto
  • Avisado dentro do prazo (3 horas): R$1.500,00
  • Avisado após o prazo (3 horas): R$4.500,00

 

Como é cobrada a minha recorrência semanal?

Como é cobrada a minha recorrência semanal?

O valor da sua fatura varia de acordo com quantos km você rodou na semana anterior e a tabela de valores do seu plano.

As faixas de quilometragem são:

  • De 0 km até 200 km: Faixa 1
  • De 201 km até 400 km: Faixa 2
  • De 401 km até 1250 km: Faixa 3
  • De 1251 km até 1500 km: Faixa 4
  • Km Ilimitado (acima de 1500 km): Faixa 5

Se você passar 1 km, já passa para a próxima faixa.

Você pode acompanhar sua quilometragem rodada pela Central do Motorista!

Kovi Próprio: Como funciona a compra do carro?

A partir do 13º mês no plano Kovi Próprio, você pode comprar seu carro.

 

📉 Quanto mais tempo você ficar no aluguel, menor será o valor de compra. Exemplo com um Fiat Argo Drive 1.0:

  • 13 a 18 meses: R$61.181,22
  • 19 a 24 meses: R$54.857,80
  • 25 a 30 meses: R$51.463,43

A Kovi tem parceria com o Banco Omni, que facilita a aprovação de crédito para a compra, considerando seu histórico de pagamento.

E o valor da sua caução pode ser descontado do preço de compra do veículo, se não houver pendências.