Os modelos de carros presentes no mercado vêm crescendo muito e, com eles, a diversidade de motorização.
Enquanto alguns motores priorizam a potência e são excelentes na estrada e em grandes viagens, outros são ideais para rodar na cidade e oferecem bastante economia.
Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos para escolher aquele que mais combina com o que deseja!
Motores com base no cilindro
É comum que os motores sejam compostos por um ou mais cilindros. Os que possuem apenas um, geralmente são utilizados em máquinas de agricultura e até mesmo em alguns tipos de lanchas.
Os outros, com quatro, seis, oito ou até mais cilindros podem ser utilizados em carros, aviões, navios e outros veículos.
Existem alguns tipos de agrupamentos, que a gente vai explicar melhor a seguir. Confira!
Motor em V
O motor em V recebe esse nome pela forma como os cilindros estão posicionados. Olhando de frente, eles formam uma figura com um ângulo bem agudo, parecendo mesmo um “V”.
Dentro desse modelo, é comum que você encontre motores “V6”, “V8” ou “V12”, que diz respeito à quantidade de cilindros agrupados.
Ele é um modelo maior e, por isso, é utilizado em veículos com uma frente grande, capaz de comportá-lo. Vans, picapes e SUVs costumam ter esse tipo de motor.
Motor em linha
Partindo do mesmo raciocínio do modelo anterior, neste tipo de motor os cilindros são dispostos em uma linha reta. Por esse motivo, ele também é chamado de motor vertical.
Esses motores ocupam menos espaço, com um formato mais estreito e comprido e, por isso, são utilizados em modelos de carros menores, como os compactos, por exemplo.
Motor em W
Sem surpresas, o nome também é dado pela disposição dos cilindros na composição do motor. Ele é similar ao motor em “V”, mas de forma duplicada.
Esse é um motor com um desempenho enorme, já que conta com um número grande de cilindros (pelo menos 8).
O motor em W é bem raro no mercado automotivo, sendo utilizado principalmente em carros superesportivos.
Motor boxer
Ele é formado por uma linha reta, mas na horizontal, e é mais utilizado em carros esportivos. Esse tipo de motor é largo e, por isso, os carros que o utilizam precisam ser modelos com centros de gravidade mais baixos.
Motores com base na potência
Primeiro, vamos entender como a potência de um motor é definida.
Para isso, é preciso medir a cilindrada, que é a capacidade cúbica do motor. Isso significa a quantidade de combustível e ar que cabe na peça.
Dessa forma, quanto maior a capacidade cúbica, maior a capacidade de combustão e, por consequência, a potência do motor.
De uma maneira geral, os motores são separados por potência, segundo a sua cilindrada. Veja os modelos mais comuns:
Motor 1.0 👉 bastante indicado para quem anda na cidade e o mais popular entre os carros compactos. Ele não tem uma super potência, mas é o que menos consome combustível.
Motor 1.4 👉 é um pouco mais potente, mas ainda não está entre os melhores no quesito potência. Esse motor oferece boa economia. Uma vantagem é que ele não perde potência quando o motorista usa o ar-condicionado.
Motor 1.6 👉 ideal para quem gosta de viajar. Aqui, já estamos falando de um carro de potência maior. Por consequência, um carro mais caro, com gastos mais elevados de combustível.
Motor 1.8 👉 ele é bem potente e gasta bastante. Não é um modelo tão bom para quem só precisa rodar na cidade. É um tipo de motor mais usado em carros esportivos ou que viajam longas distâncias. Ótimo para estradas!
Motor 2.0 👉 esse aqui é para quem busca potência, viu? É o modelo com maior consumo de combustível. Ele atinge velocidades superiores e tem ótimo aproveitamento nas estradas.
Motor turbo
Esse tipo de motor conta com um dispositivo chamado turbo compressor, que comprime o ar na câmara do motor, ampliando a quantidade disponível para a hora da combustão. O resultado disso é uma potência maior.
Outras vantagens desse tipo de motor são a economia e a diminuição de gases poluentes.
Motor aspirado
Ao contrário do anterior, ele é menos potente, já que aspira o próprio ar para os cilindros. Por isso tem esse nome.
Motor elétrico
Embora ainda seja difícil de encontrar no mercado nacional, esse modelo de motor deve se consolidar como o futuro da indústria automotiva. Ao invés de utilizar a combustão, ele utiliza a eletricidade. É um modelo sustentável e limpo.
Qual é o melhor tipo de motor?
Essa pergunta é bem ampla, e a resposta é: depende! Na hora de comprar um carro novo, entenda qual motor te agrada mais e atende às suas necessidades.
Ao pensar no seu tipo de condução e nos deslocamentos que você faz diariamente, fica mais fácil escolher a motorização perfeita na hora da compra ou aluguel de um veículo.
Aqui na Kovi, você encontra uma variedade de seminovos sem aprovação de crédito! Independente do plano, oferecemos carro reserva, manutenção e seguro sem custo adicional. Clique aqui e conheça nossos modelos disponíveis!