Veja 5 opções para ganhar dinheiro com seu carro

Ter uma renda extra é uma necessidade para garantir o equilíbrio financeiro de muitos brasileiros. Nesse cenário, quem tem um carro próprio à sua disposição conta com um poderoso instrumento de trabalho.
Hoje, no Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas trabalham por meio de aplicativos de serviços e plataformas digitais tendo o carro próprio como principal instrumento de trabalho.
Essas categorias de trabalhadores, compostas principalmente por motoristas de app, taxistas e entregadores, acompanham uma tendência nacional entre a população, que é a busca por mais comodidade no dia a dia atrelada ao uso da tecnologia.
A mudança de comportamento dos brasileiros, somada à democratização do acesso à internet e aos smartphones, fez com que o número de profissionais atuando de forma autônoma pelas plataformas digitais aumentasse de maneira expressiva.
Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de motoristas cadastrados no app da Uber. Além disso, também é significativa a presença destes profissionais em outras plataformas, como iFood, 99, InDrive e Zé Delivery.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Cebrap e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), cerca de 45% dos motoristas e 31% dos entregadores tinham uma ocupação prévia antes do surgimento dos apps, mas abandonaram suas carreiras para se dedicarem integralmente às atividades realizadas por meio das plataformas.
Isso mostra que os aplicativos têm se transformado na fonte principal de renda para grande parte dos trabalhadores e atraído a atenção daqueles que precisam de recolocação profissional ou uma transição de carreira.
Portanto, se você tem um carro e precisa fazer dinheiro para complementar o seu orçamento ou sair do aperto financeiro, existem opções de atividades que você pode realizar com autonomia e flexibilidade na sua rotina.
Para te mostrar como começar a rentabilizar o uso do seu automóvel, trouxemos 5 opções de serviços que você pode prestar para ganhar dinheiro com seu carro próprio. Boa leitura!
1. Seja motorista de aplicativo
Uma das opções mais populares para ganhar dinheiro com o carro próprio é trabalhar como motorista de aplicativo.
Nos últimos anos, essa atividade se transformou na principal fonte de renda para muitas pessoas no país.
De acordo com dados do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, cerca de 945 mil brasileiros trabalham atualmente na chamada “Gig Economy” (Economia do Trabalho por Demanda) executando especificamente o transporte de passageiros por aplicativos.
O número de apps voltados para a oferta deste serviço também tem aumentado, permitindo que os motoristas encontrem mais variedade na hora de escolher por quais plataformas irão oferecer seus serviços.
Entre os apps mais tradicionais, podemos citar o Uber e a 99, duas gigantes deste mercado, mas também existem outras plataformas mais setorizadas, como a Lady Drive, aplicativo dedicado exclusivamente para mulheres; e a InDrive, aplicativo russo que permite que passageiro e motorista negociem o valor das viagens sem a interferência da plataforma.
Há até quem já tenha criado seu próprio aplicativo ao lado de outros motoristas, permitindo um lucro maior ao conseguir negociar os preços sem a interferência das empresas do setor.
Isso, aliás, tem se tornado uma prática frequente, com o surgimento de diversos aplicativos regionais que oferecem possibilidades de faturamento mais atrativas e taxas menores para os motoristas parceiros.
Neste mercado, vale ressaltar que a maioria das plataformas faz exigências em relação ao estado do carro próprio usado pelos motoristas.
Geralmente, existem algumas restrições para automóveis com muito tempo de fabricação e que não contam com funcionalidades básicas, como ar-condicionado e quatro portas.
Portanto, para ganhar dinheiro com o carro próprio como motorista de app, é importante se informar sobre todas as regras e requisitos.
Por exemplo, na Uber e na 99, no momento do cadastro, o motorista precisa passar por uma verificação de segurança, que inclui a checagem de antecedentes criminais e o envio de documentos, como a CNH com EAR (observação “Exerce Atividade Remunerada), o CRLV do carro e uma foto de perfil.
Já no app Lady Drive, as motoristas também devem enviar uma foto da CNH com EAR, o CRLV atualizado do veículo, o comprovante de residência e o atestado de antecedentes criminais. Na plataforma, são aceitos veículos com, no máximo, 8 anos de fabricação.
No momento de decidir por qual plataforma vale a pena rodar, o motorista pode recorrer aos comparativos sobre taxas e potencial de ganhos em cada app.
De forma geral, a maior parte dos motoristas opta por trabalhar para mais de uma plataforma, a fim de otimizar as viagens e aumentar a demanda de passageiros.
Naturalmente, Uber e 99 ainda dominam o mercado e têm o maior número de usuários e, consequentemente, de corridas. No entanto, aplicativos segmentados como Lady Drive e plataformas mais flexíveis como InDrive vêm ganhando espaço, especialmente em cidades do interior do país.
Para aumentar sua lucratividade na profissão, calcule os custos fixos da operação, como gasolina, aluguel de carro, seguro e manutenção, adote um planejamento financeiro e uma estratégia bem definida para trabalhar e tenha um carro econômico.
Aposte nos horários de pico, acompanhe as áreas com tarifas dinâmicas, planeje o seu itinerário para não ficar ocioso e controle todos os ganhos e gastos do mês. Ter uma planilha de controle financeiro ajuda a entender qual é o seu lucro real com a operação e a otimizar seus resultados.
2. Trabalhe com serviço de entregas
A demanda por entregadores vem crescendo no Brasil em diferentes nichos. Hoje, aplicativos como iFood, Rappi, Loggi, Shopee, Mercado Livre e Lalamove têm gerado renda para vários profissionais nos segmentos de entrega de alimentos, e-commerce, medicamentos e muito mais.
Há também a possibilidade de prestar serviços de entregas diretamente para lojistas, pequenos comerciantes locais e para empresas que vendem produtos físicos em geral.
Essa atividade facilita a logística dos negócios e melhora a experiência dos clientes, que conseguem receber suas mercadorias com mais agilidade.
A verdade é que os serviços de delivery passaram por um verdadeiro boom nos últimos anos. Segundo o IPEA, o Brasil possui cerca de 600 mil entregadores, entre motociclistas, mototaxistas e profissionais que exercem a atividade de entrega de mercadoria via outro meio de transporte.
Nesse setor, você poderá empregar seu carro próprio para:
- Realizar delivery de alimentos para restaurantes, bares, cafés e semelhantes;
- Integrar a equipe de entrega de lojas de marketplaces como o Mercado Livre e Shopee, por exemplo;
- Realizar entregas para supermercados, farmácias e comércios locais.
Para tirar o máximo proveito dessa oportunidade de renda extra, é fundamental que você saiba exatamente quanto ganha e gasta com a operação. Além disso, é importante estar atento às recomendações de segurança, principalmente se você transportar mercadorias de alto valor agregado.
Tenha sempre a nota fiscal dos produtos, cumpra os horários das entregas, ofereça um atendimento cordial ao cliente e siga as leis de trânsito. Lembre-se de que nenhuma entrega é tão urgente que exija que você coloque sua vida em risco por excesso de velocidade.
3. Ofereça serviços de mudanças
Outra opção de como ganhar dinheiro com carro próprio, principalmente para quem possuir veículos maiores, é oferecer serviços de transporte de mudanças.
Você pode cobrar pelo número de itens que seus clientes querem que você transporte ou pelo tempo da viagem, opção mais comum.
Ao trabalhar com este serviço preste atenção apenas para garantir que não ultrapassará o limite de peso permitido para o seu carro próprio.
Também busque investir em meios de garantir que todos os itens dos seus clientes cheguem ao destino final de forma intacta, para evitar prejudicar sua própria reputação.
Aqui, você também pode optar por um serviço de assinatura de carros para garantir que terá acesso a um veículo mais adequado, caso o carro próprio que tem no momento não dê conta de realizar os transportes com eficiência.
Uma dica para ganhar dinheiro com o serviço de mudanças é calcular corretamente as distâncias e cobrar valores adicionais para deslocamentos intermunicipais.
Para atrair mais clientes, divulgue seu serviço no Google Meu Negócio e nas redes sociais, faça parceria com imobiliárias e lojas de móveis e utilidades e ofereça serviços extras, como embalagem profissional e desmontagem e montagem de móveis.
4. Transporte animais de estimação para seus tutores
Popularizado como petdriver, o serviço consiste no transporte de animais de estimação, como gatos e cães.
Tal transporte pode ter vários destinos, como: o petshop, o veterinário, escolinha de adestramento, hotel para pets durante as ausências dos tutores e outros.
Você pode oferecer este serviço por conta, anunciando seu trabalho nas redes sociais, por exemplo, ou colocar seu carro próprio à disposição de alguma empresa, como um local de banho e tosa.
Assim, os responsáveis pelos animais não precisam se deslocar e levar seus pets até os compromissos, poupando tempo para eles e permitindo que você possa levantar uma renda extra com seu carro próprio.
Para otimizar o faturamento, utilize um veículo com ar-condicionado, caixa de transporte higienizada e proteção solar para o bichinho.
Além disso, envie fotos e vídeos durante o trajeto para tranquilizar os tutores, ofereça o rastreamento da viagem em tempo real compartilhando sua localização, trabalhe com planos mensais de transporte de animais e feche parcerias com veterinárias, creches e hotéis para animais e pet shops.
5. Use o veículo como ponto de vendas
Por fim, outra opção para rentabilizar seu carro próprio se trata do uso do mesmo como um ponto de vendas para um pequeno negócio.
Quem trabalha com agricultura familiar, por exemplo, costuma fazer uso de seu carro próprio para expor os produtos em feiras, economizando com o aluguel de outros equipamentos.
Já para pessoas que possuem veículos do tipo kombi, é muito comum transformá-los nos populares foodtrucks. Assim, você entrega muito mais flexibilidade para o seu negócio, já que poderá trocar de localização sempre que desejar, além de economizar com o aluguel de um espaço físico e os impostos envolvidos nesse processo.
Explorar as características de mobilidade e visibilidade do seu carro é uma maneira de faturar bastante com vendas, independentemente do produto que você decida comercializar.
Para maximizar o lucro, você pode atuar com a venda de itens que tenham grande rotatividade, como roupas leves, lanches rápidos, acessórios, doces, entre outros produtos. Busque áreas com alta circulação de pessoas, como saídas de faculdades, eventos e pontos turísticos da sua cidade.
Outra opção é usar o carro para a oferta de serviços itinerantes, como, por exemplo, manutenção de celulares, caronas pagas e city tours.
Tenha em mente que é possível combinar mais de uma atividade para otimizar seus ganhos e ter mais estabilidade financeira ao longo do mês. Sendo assim, pense no carro como uma ferramenta de trabalho que oferece várias oportunidades e explore as atividades que façam sentido no seu dia a dia.
Praticidade na hora de comprar carro próprio
Na Kovi, além dos planos de assinatura de carros, também trabalhamos com o Kovi Próprio, um modelo diferenciado para a compra do seu veículo.
Funciona assim: você escolhe o carro que mais lhe agrada entre as opções presentes no nosso catálogo e inicia um plano de assinatura do veículo.
Ao final do contrato, você pode sair com o automóvel no seu nome! Essa é uma maneira de ter acesso a um veículo próprio com condições facilitadas e mais economia. Confira os modelos disponíveis em nosso estoque!
Kovi Próprio: seu carro, seu nome
Com o Kovi Próprio, você dirige o carro como se fosse seu, porque, afinal, ele vai ser. Nosso plano de assinatura com a opção de compra do veículo ao final do contrato oferece parcelas que cabem no bolso, zero burocracia na contratação e vários benefícios exclusivos.
Nesta modalidade, você aluga o carro em um plano com IPVA, documentação, carro reserva, seguro, manutenções programadas e assistência 24 horas e, a partir do 13º mês de contrato cumprido já pode comprar o veículo com condições especiais. Ou seja, primeiro você aluga e, no final, o carro é seu!
O Kovi Próprio é sinônimo de liberdade e mobilidade com planejamento.
Kovi Anual: assinatura flexível
Quer um carro por mais tempo, mas sem as amarras, as burocracias e os gastos da compra? Com o Kovi Anual, você dirige por até 12 meses, com manutenção, IPVA e seguro inclusos.
O que acontece ao final do contrato? Você decide se deseja renovar a assinatura do mesmo carro, fazer um upgrade do modelo ou devolver o veículo, simples assim.
O plano está disponível para contratação online imediata, inclusive para clientes negativados e que não possuem cartão de crédito.
Kovi Mensal: seu carro por um mês
Precisa de um carro para uma curta temporada? Com o Kovi Mensal, você aluga por 30 dias com tudo incluso: documentação, IPVA, seguro e manutenção. A modalidade é ideal para quem quer mobilidade, sem estresse.
Loja online Kovi: encontre o modelo ideal
Escolha seu carro na loja online Kovi. Você pode conferir os modelos e categorias disponíveis, comparar os valores dos planos e fechar negócio direto do seu celular ou computador. Visite a loja e saiba mais!
