Quero meu Kovi
Universo Kovi

Como ser um motorista Uber: aprenda o passo a passo para cadastro

Publicado dia
6/5/2021

Trabalhar como motorista de aplicativo é uma ótima opção para quem busca complementar a renda ou ter uma profissão como motorista. 

Pioneira nesse tipo de serviço, a Uber é uma das empresas que oferecem essa oportunidade! Só no Brasil, são um milhão de motoristas e entregadores trabalhando para a empresa. 

Dividida em diferentes categorias, o motorista pode escolher qual delas se adequa melhor a sua jornada. Quer ser um motorista Uber? Continue a leitura e veja como é fácil se cadastrar!

Pronto para ganhar dinheiro com a Uber? 

A Uber conta com a maior rede de usuários ativos e um deles pode ser você! Agora que já sabe como se cadastrar, garanta que seus documentos estejam em ordem e comece agora mesmo a desfrutar das vantagens de ser um motorista parceiro da Uber.

Ah, e se você ainda não tem um carro para trabalhar, aqui na Kovi você aluga os melhores veículos pelo menor preço do mercado. São inúmeros os benefícios que cabem no seu bolso! 

Para conferir o passo a passo para se tornar um motorista Uber, é só dar play no vídeo aqui embaixo!


Atenda aos requisitos 

O primeiro passo para se tornar um motorista Uber é realizar seu cadastro pelo aplicativo ou pelo site. Os requisitos para se tornar um motorista parceiro variam de cidade para cidade, mas trouxemos aqui aqueles que todos precisam cumprir para avançar no cadastro. 

No geral, você deve enviar os seguintes documentos: 

  • Uma foto de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com a observação “Exerce atividade remunerada – EAR”. Vale lembrar que a Permissão Para Dirigir (PPD) não é aceita! 
  • Uma foto do seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O carro pode ser alugado, ok? 
  • Uma foto sua para o perfil. Este retrato deve mostrar todo o rosto e os ombros, sem óculos escuros. Só você deve aparecer no clique e não é permitido enviar uma foto da CNH ou fotografia impressa. 

Além disso, você deve ter um comprovante de residência, um veículo que atenda aos requisitos da sua cidade e não possuir antecedentes criminais. 

Está começando agora? Então você deve estar se perguntando como tirar o seu EAR! Acompanhe nossa explicação abaixo para saber como emitir o seu. 

Se você já tem o EAR e conhece todo o processo de validação, pule para o próximo passo. 

Como tirar o seu EAR

O EAR é uma declaração de Exercício de Atividade Remunerada que todo motorista de aplicativo deve ter. Basicamente, é uma forma do Detran dizer se você pode trabalhar com transporte de passageiros sem nenhum problema! 

Geralmente, é feita uma avaliação psicológica e outros testes específicos para checar se o motorista tem aptidão física e mental para o trabalho.

Então, para começar, você deve agendar o exame no site do Poupatempo. Como fazer isso?

  1. Na página inicial, dentro de Serviços Mais Solicitados, clique em Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Definitiva - DETRAN;
  2. Depois em Alteração de Dados e inclua a expressão Exerce Atividade Remunerada.
  3. Escolha entre Modelo Novo (com fotografia) ou Modelo Antigo (sem fotografia) 
  4. Em seguida, escolha entre Exame Médico na Validade ou Exame Médico Vencido.
  5. Para finalizar, selecione o município onde reside e o município de registro da CNH.
  6. Aperte Agendar Serviço para escolher qual a unidade, data e horário que deseja ir. 

Após o agendamento, anote o número de protocolo e compareça no dia marcado com sua CNH, RG e comprovante de endereço. Chegando lá, você deve apresentar o número de protocolo e os documentos, com a versão original e uma cópia simples. Será necessário fazer um cadastro e pagar uma taxa de R$38,86 (no débito ou dinheiro). 

Em seguida, você fará o exame psicotécnico em uma clínica credenciada do Poupatempo. O preço do exame é cerca de R$90, variando de acordo com a clínica.

Aí, é só entregar a avaliação no Poupatempo e, depois, voltar à unidade no dia combinado para pegar a sua CNH com a nova permissão. A previsão de retirada depende do estado em que você mora.

Antes de ir para o próximo passo 

Depois de enviar seus documentos, a Uber vai analisar os dados informados para uma verificação de segurança. Nessa etapa você não precisa fazer nada, ok? Em até sete dias úteis, se aprovado, você será notificado e poderá passar para a etapa seguinte! 

Complete seu cadastro 

Eba! Com o cadastro aprovado, você está prestes a se tornar um motorista parceiro da Uber. Agora, esteja com a sua CNH com a EAR em mãos e entre no site partners.uber.com para completar o seu cadastro. 

Como falamos lá no primeiro passo, dependendo da cidade em que reside, outros documentos podem ser necessários. Esse é o caso do CONDUAPP para os motoras da capital de São Paulo. 

Mora em SP? Então aprenda abaixo como emitir o CONDUAPP. Se não residir, pule para o próximo passo!

Para motoristas da capital de SP

Aqueles que pretendem dirigir na capital de São Paulo, devem fazer um curso de formação para CONDUAPP. 

Caso seja taxista, você pode optar por enviar o seu CONDUTAX já existente ou realizar o curso do CONDUAPP oferecido gratuitamente pela Uber. Vale lembrar que, se a primeira opção for escolhida, o documento de “Alvará de estacionamento - Táxi Comum” também deve ser informado.  

Agora, se você nunca foi taxista e está começando como motorista de aplicativo, continue a leitura e saiba como emitir o seu CONDUAPP. 

Como tirar o seu CONDUAPP 

O nome pode parecer complicado, mas o curso é bem simples: depois de alguns dias que você se cadastrar na Uber, você receberá um e-mail com as instruções para começar as aulas. É tudo online, com duração de 16h, e você tem o prazo de 30 dias corridos para terminar.

Os temas abordados são fundamentais para um motorista profissional, como direção defensiva, mecânica básica e primeiros socorros. Assim que você for aprovado, o certificado será enviado por e-mail! 

Lembrando que você não precisa carregar o CONDUAPP impresso com você. A consulta é feita online, apenas para garantir que seu CPF está ativo para trabalhar com corridas na capital. O curso precisa ser feito uma única vez, com validade de até cinco anos.

Baixe o aplicativo e comece as corridas 

Depois de concluir o seu cadastro e estiver ativo na plataforma, você deve baixar o aplicativo de motorista “Uber Driver - para motorista” e já pode começar as corridas! 

Você deve ficar online sempre que desejar aceitar viagens. Quando não estiver disponível, basta ficar offline no aplicativo! 

O pagamento para o motorista parceiro acontece de duas maneiras, pelo repasse semanal ou pelo Flex Pay. Na primeira opção, o extrato dos seus ganhos é fechado toda segunda-feira, às 4h, no horário local da cidade em que seu cadastro foi feito. O valor é enviado para a sua conta bancária cadastrada no mesmo dia. Geralmente, o processamento do pagamento pelo seu banco pode levar até 3 dias úteis. 

Já o Flex Pay, permite que você receba seus ganhos na hora que quiser. Diferente do repasse semanal, você pode transferir os seus ganhos a qualquer momento e o valor cairá na sua conta bancária em até 3 dias úteis. 

Para ter acesso a essa forma de recebimento, é necessário estar com o status ativo e ter feito pelo menos 25 viagens usando a plataforma. 

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.