Quero meu Kovi
Modelos de carros

Sedan ou Hatch? Saiba como escolher o melhor carro para você!

Publicado dia
3/2/2022

Na hora de comprar ou alugar um carro, é normal bater aquela dúvida: hatch ou sedan? O segredo para tomar a decisão certa é conhecer muito bem as características de cada categoria, para poder fazer uma comparação e entender qual delas melhor atende às suas necessidades.

Para te ajudar nessa missão, vamos explicar as diferenças entre os modelos, quais são os prós e contras de cada um e o que você deve analisar antes de fazer sua escolha. Vamos lá?

Qual é a diferença entre sedan e hatch?

O que diferencia um carro sedan de um hatch é, basicamente, a carroceria. O sedan tem uma estrutura composta por três partes: 

  1. A parte do capô, que é onde fica o motor
  2. O volume do meio é a cabine em que ficam os passageiros e o motorista
  3. E o último volume compõe a traseira, onde fica o porta-malas.

Por ser dividido em três, o sedan costuma ter bastante espaço interno. O porta-malas se projeta um pouco além da traseira do veículo, sendo assim, não contempla o vidro de trás do carro.

Já os modelos hatch são divididos em apenas dois volumes:

  1. Compartimento onde fica o motor do carro
  2. Espaço composto tanto pela cabine dos passageiros quanto pelo porta-malas.

Ou seja, o bagageiro fica logo atrás do banco traseiro e costuma ser mais compacto. Além disso, a tampa do porta-malas incorpora o vidro do vigia, formando um amplo vão de acesso ao compartimento.


Quais são os prós e contras de cada modelo?

Agora que você já sabe diferenciar as categorias, é hora de descobrir qual é o lado bom e ruim de cada uma delas.

Carro Sedan

Vantagens

Como já falamos antes, o carro sedan é mais espaçoso. Sendo assim, é um modelo muito indicado para famílias grandes e motoristas profissionais, já que oferece mais conforto aos passageiros no banco traseiro. Aliás, por ter um porta-malas maior, o sedan também é bom para quem gosta de viajar e/ou precisa carregar bastante bagagem.

O motor dos sedans costuma ter maior potência, torque e cilindradas. Isso significa que ele consegue proporcionar uma direção bem agradável, com velocidades maiores e mais estabilidade na estrada.

Desvantagens

Um veículo grande também tem seu lado ruim: é bem mais complicado de fazer as famosas balizas e de encontrar vagas em que o carro caiba. Outro ponto negativo é que, por ter um motor mais potente, o sedan acaba consumindo uma quantidade maior de combustível. E isso gera um grande impacto no bolso, ainda mais com os preços atuais.

Carro hatch

Vantagens

Um dos grandes destaques do hatch é a economia. Seja para alugar ou comprar, esse tipo de veículo costuma ser mais barato (e o IPVA também é mais em conta, o que é ótimo no caso de carro próprio). Além disso, o motor com menor potência consome menos combustível.

E ao contrário do sedan, o hatch é mais fácil de manobrar e de estacionar, ideal para quem vive em grandes cidades. Em questão de dirigibilidade, ele oferece bastante segurança em curvas acentuadas.

Desvantagens

Sendo compacto, a tendência é que o hatch não seja tão confortável em comparação a um sedan — especialmente no banco traseiro e com todos os lugares ocupados. E com um motor menos potente, viagens longas em rodovias podem ser mais cansativas para o motorista.

Afinal, qual carro é melhor: sedan ou hatch?

Enfim, com todas essas informações em mãos, agora você deve fazer um exercício de imaginação e analisar os seguintes pontos:

  • Como o carro vai se encaixar na sua rotina
  • O número de pessoas que vão usar o veículo
  • A frequência de viagens feitas
  • O limite de gastos mensais (incluindo combustível, revisões, impostos etc.)
  • Suas prioridades e preferências.

Só assim, você conseguirá entender qual deles melhor atende seu perfil: sedan ou hatch. Por exemplo, para um jovem solteiro que pretende usar o veículo para ir ao trabalho diariamente e economizar com o transporte, o hatch é mais indicado. Já no caso de um casal com filhos, que vai usar o carro para passeios e viagens aos finais de semana, o sedan pode ser a melhor alternativa.

E se você está afim de alugar ou até comprar um carro, seja ele hatch ou sedan, vem para a Kovi! Aqui você encontra as melhores condições de contratação e pagamento. Quer saber mais? Clique aqui


ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.