Quero meu Kovi
Seminovos e 0KM

7 dicas para quem quer comprar um carro seminovo

Publicado dia
24/3/2022

Na hora de realizar o sonho do carro próprio, muitas pessoas optam por um modelo seminovo. E não faltam motivos para isso: valor mais atrativo, veículos completos, menor depreciação… Mas para fazer um bom negócio ao comprar carros seminovos, é preciso redobrar a atenção para alguns detalhes.

Para te ajudar nessa missão, a Kovi reuniu 7 dicas valiosas para acertar na escolha de um veículo usado. Continue a leitura e confira!

1. Conheça o veículo

Comece sua jornada pesquisando sobre os modelos de carros e as marcas que melhor atendem às suas necessidades. Nessa hora, vale pesquisar avaliações na internet, pedir indicações de amigos, ver se algum conhecido possui o modelo escolhido…

Depois disso, é hora de conhecer o seu veículo pessoalmente. É a melhor forma de avaliar todos os detalhes que vamos explicar melhor a seguir.

2. Avalie o estado da carroceria

Logo de cara, é importante analisar a conservação e o cuidado que o antigo dono teve com o carro. Para isso, dê uma olhada atenta na lataria para ver se encontra marcas, irregularidades ou desalinhamento entre partes. 

Se for possível, verifique também as condições da parte de baixo do carro, pois problemas de desgaste e ferrugem podem se esconder onde é mais difícil de enxergar. Rodas, pneus e vidros também devem fazer parte desse “checklist” para decidir se a escolha vale a pena.

3. Ouça o motor

Não são só os olhos que devem ficar atentos, mas os ouvidos também — principalmente quando o assunto é o motor. Tente ligar o carro para ver se ele demora muito a “pegar”. Se isso acontecer, pode ser sinal de problemas mecânicos no motor ou em outras peças do carro.

Com o motor funcionando, abra o capô e identifique se há algum ruído estranho. Por exemplo, em chiado agudo pode indicar que alguma correia está desgastada.

4. Analise a embreagem e o freio

Assim como verificar o motor é fundamental na hora de comprar um seminovo, analisar a embreagem também é. Afinal, o conjunto motor e transmissão precisa estar em boas condições para você poder usar o carro com segurança e tranquilidade. Sendo assim, avalie a regulagem da embreagem, qual a última vez que ela foi trocada e se suas molas estão duras ou moles demais.

Também não custa nada ver como estão os freios. Para isso, ouça se ele emite ruídos metálicos quando é usado. Isso pode significar que seus discos estão muito desgastados. Ah, e lembre-se de checar se o macaco, a chave de roda, o triângulo e o estepe estão em ordem.

5. Confira o histórico de revisões

Fazer a manutenção preventiva no período certo (normalmente, a cada 10 mil KMs rodados) é essencial para garantir que o veículo esteja sempre em boas condições, assim como quando saiu da fábrica pela primeira vez.

Por isso, esse aspecto precisa ser considerado quando você for escolher um carro seminovo. Solicite o histórico de revisões, que costuma estar no manual do proprietário, onde devem estar os carimbos confirmando que o carro foi vistoriado. Sem contar que essa é uma forma de conferir a real quilometragem do automóvel.

6. Verifique a documentação

Agora que você já analisou os principais aspectos e tem certeza de que deseja comprar aquele seminovo, o próximo passo é fazer um levantamento da documentação do veículo. Tendo o número do Renavam, você pode fazer uma consulta pelo site do Detran do seu estado. 

Olhe se o carro possui pendências administrativas, como multas e tributos a serem pagos. Esses fatores interferem diretamente na sua compra, já que o veículo deve estar com a documentação em dia para que você consiga fazer a transferência de propriedade depois de comprar.

7. Compre de uma empresa de confiança

Por último, mas não menos importante: quem está vendendo o carro? Na internet, você encontra inúmeros anúncios de venda de seminovos direto com o proprietário, porém é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar esse tipo de negócio. Essa é uma compra de alto valor, então não faça nenhum pagamento antes de verificar a procedência do veículo. Também desconfie quando for “bom demais para ser verdade” e o vendedor oferecer benefícios excessivos para que você feche a compra. 

No final das contas, é melhor dar preferência a comprar de uma empresa, que já tem um histórico de clientes e uma reputação a zelar. Além disso, esses lugares costumam se encarregar de toda a documentação e te deixam a par da situação do seu seminovo.

Conheça o Kovi Próprio

A melhor alternativa para quem quer comprar um carro seminovo é o Kovi Próprio! Você começa no aluguel e termina com o veículo no seu nome, sem ter que passar por aprovação de crédito. É muito fácil garantir seu Kovi Próprio:

  1. Faça o Depósito Inicial: É tipo uma entrada e uma parte do dinheiro ainda volta pra você!
  2. Pague as semanalidades por até 60 meses com todos os benefícios inclusos: Você paga um valor semanal e pode rodar KMs ilimitados com todos os benefícios do aluguel, incluindo carro reserva!
  3. E pronto! O carro já é seu: Você já pode comprar o veículo a partir do 24º mês de contrato cumprido.

Clique aqui para conhecer os modelos disponíveis e garantir seu Kovi Próprio!

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.