Aluguel de Carros

Multa com carro alugado? Entenda como funciona!

Ninguém planeja tomar uma multa de trânsito, né? É claro que sua grande prioridade deve ser respeitar todas as leis para evitar qualquer tipo de infração. Mas é sempre bom já saber o que fazer em casos de multa, especialmente quando o carro é alugado. Afinal, esse assunto costuma gerar várias dúvidas: quem leva os pontos na CNH? Quem é responsável pelo pagamento? Como eu fico sabendo da multa? 

Para descobrir a resposta para essas e outras dúvidas sobre multas com carro alugado, é só continuar lendo este artigo?

Quem é responsável pela multa com carro alugado?

Quando você aluga um carro, normalmente você se torna a única pessoa autorizada a dirigi-lo. Sendo assim, em casos de infração de trânsito, é você quem recebe os pontos na CNH e quem deve arcar com o valor da multa. Em contrapartida, a responsabilidade da locadora é enviar os documentos da infração assim que eles estiverem disponíveis.

Mas vale reforçar que essas normas podem variar de acordo com cada locadora e plano de aluguel, por isso é muito importante que você verifique todos esses detalhes no contrato com atenção, antes de assinar o documento e concordar com suas cláusulas.

Como funciona esse processo?

Em geral, o processo é bem simples: se você cometer alguma infração no trânsito, o órgão de trânsito enviará uma notificação para a locadora. A locadora, por sua vez, irá encaminhar a multa para o cliente, que deverá fazer o pagamento da multa.

Na Kovi, a multa com carro alugado funciona assim:

  • Logo que recebemos a multa do órgão de trânsito, te avisamos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Além disso, todas as multas ficam disponíveis na Central do Motorista.
  • A Kovi já paga a multa para os órgãos de trânsito e repassa a cobrança para você com um acréscimo de 15% de taxa administrativa, assim como está previsto em contrato.
  • Você pode pagar a multa via Pix, boleto bancário ou cartão de crédito. E quem paga a multa antes da data de vencimento no boleto bancário, ganha 20% de desconto! Por exemplo: uma multa de R$130,16 com os 15% de taxa administrativa, ficaria R$149,68. Mas, pagando na data certa, você garante 20% de desconto e o valor cai para R$ 119,74. Legal, né?

Como saber se a multa realmente procede?

Caso tenha dúvidas de que aquela notificação deveria ser para você ou não se lembre de ter cometido alguma infração, é importante analisar os dados para saber se houve algum erro. A locadora deverá disponibilizar o Auto de Infração de Trânsito (AIT), que informa ao condutor todos os detalhes e circunstâncias da infração que ele cometeu. 

Fique atento às seguintes informações:

  • Local exato onde infração ocorreu
  • Data e horário do evento
  • Placa de identificação do veículo
  • Características do veículo, por exemplo, sua cor e modelo

Caso identifique que realmente não concorda com a multa, é possível recorrer! Para isso, você deve coletar CNH cópia simples; CRLV cópia simples; contrato cópia simples; AIT (notificação da infração) e procuração. Depois, reunir provas que contradizem a aplicação da notificação. Nós vamos te ajudar a coletar esses documentos. Aí é só ir ao órgão da multa (consta o endereço na notificação) e preencher o formulário recurso.

Quer saber mais sobre o aluguel de carros na Kovi? Clique aqui e confira todos os detalhes!

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