Modelos de carros

6 mitos sobre carros usados

Segundo os dados da Fenabrave, foram vendidas 4.372.173 unidades de carros usados só em 2022. Para te ajudar a entender melhor sobre esse tipo de veículo, separamos os principais mitos de carros usados que você precisa conhecer. Continue lendo e confira!

O que define um carro usado?  

A Fenauto usa uma classificação própria, baseada em 3 sub divisões, que separam os carros usados de acordo com o tempo passado desde a sua fabricação. São elas:

  • Carros Usados Jovens – de 4 a 8 anos
  • Carros Usados Maduros – de 9 a 12 anos
  • Carros Velhinhos – 13 ou mais anos

Se quiser saber mais, leia nosso artigo completo explicando a diferença entre seminovos e carros usados.

6 mitos sobre carros usados

Agora que você já sabe como identificar um carro usado, confira nossa lista com alguns dos principais mitos que circulam no universo automotivo! 

1. Quilometragem é só o que importa

Pensar apenas na quilometragem é um erro que muita gente comete ao buscar por carros usados! Essa questão é importante na hora de avaliar um automóvel, mas não pode ser considerada como fator determinante.

O que vale mais a pena: um carro de 15 mil KMs rodados sem histórico de acidentes com manutenção adequada, ou um veículo de 4 mil KMs rodados com diversos sinistros?

Por isso, questões como idade, manutenção, preço de mercado e outros fatores também precisam ser colocados na balança.

2. Ter tido apenas um proprietário valoriza o carro

Esta ideia é um mito pelo fato de que o cuidado com o veículo é o que realmente importa, e não o número de donos que ele já teve.

Afinal, ter tido apenas um proprietário não é sinônimo de conservação. Se essa pessoa foi irresponsável com o automóvel, com certeza vai estar em piores condições do que um veículo que tenha tido donos preocupados com manutenção, modo de dirigir e abastecimento correto.

Por isso, é sempre importante que informações a respeito das revisões, quilometragem e se o carro já passou por acidentes estejam expostas na hora de comprar veículos usados

3. Fazer reparos na lataria sempre agrega na venda

Muitas pessoas acreditam que fazer reparos resulta imediatamente em melhores chances de venda, mas isso não é verdade! Principalmente se as modificações forem feitas de maneira amadora. 

Pode ser que uma peça mais estrutural seja comprometida dependendo do tipo de reparo feito, o que, inevitavelmente, vai depreciar o valor de venda, além de levantar questionamentos sobre problemas no veículo.

4. Blindagens e modificações diminuem o valor

Muitas pessoas acreditam que carros usados blindados sempre têm menor valor de revenda. Isso ocorre porque processos de blindagem feitos de maneira inadequada podem desvalorizar o carro e aumentar o gasto com manutenções e peças.

É comum encontrar carros blindados negociados a preços abaixo da Tabela FIPE, justamente porque a manutenção destes veículos é mais cara. No entanto, essa depreciação tende a ser maior em modelos importados. 

5. Seminovos com baixa quilometragem são melhores

Engane-se quem pensa que um carro com baixa quilometragem está necessariamente mais conservado.

Isso porque um carro usado ou seminovo que tenha rodado pouco provavelmente ficou parado por muito tempo, sem receber manutenções periódicas.

Lembrando que muitos componentes do veículo demandam uso constante para que não tenham problemas no futuro, como é o caso da bateria e dos fluidos.

Assine ou compre um carro na Kovi

Agora que você conhece os principais mitos sobre carros usados, chegou a hora de alugar ou comprar o seu pelo menor preço do mercado!

Oferecemos  diversos seminovos e zero km com tudo incluso na semanalidade, para você dirigir sem burocracia e aproveitar só o lado bom de ter um carro. 

Acesse nossa loja online e escolha seu Kovi agora mesmo!

Carros 0KM disponíveis

À pronta-entrega
Carros
Rode KMs ilimitados sem taxas extras
Não precisa ter cartão de crédito
Possibilidade de compra do carro próprio
Escolha o seu agora