Compra de Carros

Financiamento de carros usados: como encontrar as melhores taxas?

Financiamento de carros usados: como encontrar as melhores taxas?

Hoje, existem várias formas de conquistar um veículo. O aluguel de carros, o financiamento, o leasing e a assinatura são algumas opções bastante populares entre os brasileiros.

Dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) indicam que, no primeiro trimestre de 2023, um a cada três carros vendidos no país foi financiado. Isso mostra que, para muitos brasileiros, o financiamento automotivo ainda é a alternativa de crédito mais viável. 

No entanto, quem opta pelo financiamento de carros usados para realizar o sonho de ter um automóvel na garagem precisa ficar atento a uma informação fundamental: a taxa de juros cobrada pelo banco ou financeira. 

Os juros do financiamento são os principais responsáveis pelo encarecimento do crédito. Na maior parte dos casos, essa cobrança é exorbitante, levando o consumidor a pagar quase duas vezes o valor original do veículo. 

Para evitar cair em ciladas e pagar juros abusivos, é importante saber onde encontrar as melhores taxas e condições de financiamento. Veja as nossas dicas!

Quais são as taxas cobradas no financiamento automotivo? 

Se você pretende comprar um carro usado por meio do financiamento, precisa conhecer as principais taxas cobradas neste tipo de transação. Além dos juros, existem impostos e taxas extras, entre os quais estão: 

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que corresponde a 0,38% da parcela e mais 3% de cobrança anual, ambos repassados ao governo;
  • Seguro de Proteção Financeira, taxa não obrigatória, mas que pode ser cobrada pelas instituições financeiras como uma espécie de garantia;
  • Gravame, imposto pago ao Detran no momento do registro do financiamento automotivo. 

Essas são as principais taxas cobradas no financiamento de carros usados e que podem impactar diretamente no valor final do veículo. 

Agora, falando especificamente dos juros, que estão bem altos no Brasil atualmente, a taxa média praticada no mercado é de aproximadamente 30% ao ano, de acordo com o Banco Central. 

Só para você ter ideia, em abril de 2023, o juro médio mensal foi de 2,10% no financiamento automotivo. Em 2021, essa taxa era de 1,63% ao mês. Ou seja, o crédito ficou mais caro e menos acessível para a população. 

Com essa taxa atual, o financiamento de um veículo de R$ 50 mil, em 48 parcelas, custaria para o consumidor cerca de R$ 73 mil. 

Lembrando que, nesse tipo de compra, o cliente ainda precisa dar uma entrada mínima de 10% do valor do carro. 

Esse custo elevado faz com que seja imprescindível pesquisar as taxas de juros e as opções de financiamento antes de comprar um veículo. 

Além disso, é importante dominar algumas estratégias de negociação para obter benefícios e descontos no momento da compra. 

Como economizar e tomar decisões inteligentes na compra de um carro?

Para garantir um negócio com bom custo-benefício, você deve tomar decisões financeiramente inteligentes na hora de comprar um carro usado ou seminovo. 

Algumas atitudes e estratégias de negociação podem te ajudar a economizar bastante dinheiro. E o primeiro passo é saber avaliar as opções de financiamento disponíveis, comparar as taxas e buscar uma modalidade de compra que seja realmente vantajosa para o seu bolso. 

Veja algumas orientações para acertar na negociação: 

  • Converse com o vendedor sobre o custo efetivo do financiamento, ou seja, o valor total a ser pago pelo carro;
  • Solicite descontos e benefícios para fechar negócio, como transferência grátis e valorização do seu usado;
  • Não compre por impulso;
  • Faça simulações do financiamento e encontre uma parcela que caiba no seu bolso;
  • Pesquise diferentes propostas e converse com vários bancos e instituições financeiras; 
  • Conheça seus direitos para saber quando está sendo vítima de juros ou taxas ilegais. 

Se a sua ideia é fazer uma compra econômica, talvez seja mais interessante buscar formas alternativas de conquistar um carro, como, por exemplo, o plano de carro por assinatura com compra da Kovi, chamado de Kovi Próprio

Nesta modalidade de locação com compra, você fica livre de pagar uma entrada alta, não paga taxas e impostos e ainda tem vantagens exclusivas. 

Saiba negociar a compra do seu carro usado 

Agora que você já entende um pouco sobre as cobranças de taxas e juros no financiamento automotivo, é hora de colocar os prós e contras dessa modalidade de crédito na balança. 

O financiamento é uma das formas mais caras de comprar um carro no Brasil. Por isso, vale a pena conhecer as soluções oferecidas por empresas como a Kovi, que facilita a compra e a locação de carros seminovos e 0KM. 

Com uma negociação 100% transparente, sem taxas extras ou cobranças inesperadas, a Kovi garante aos clientes economia, planejamento e preço justo na hora de comprar um veículo. 

Conquiste o seu Kovi agora mesmo!

A Kovi tem essas e outras opções de veículos para você que deseja comprar um carro com muita economia e planejamento.

Com o Kovi Próprio, você terá todos os benefícios do carro por assinatura, como KMs ilimitados, carro reserva, assistência 24h, seguro contra roubos e furtos, além de manutenções contratadas.

Para conferir as condições da modalidade e consultar os veículos disponíveis, acesse a nossa loja online. Lá, você pode fazer a contratação rápida do Kovi Próprio e receber todo o suporte dos nossos consultores. 

Carros 0KM disponíveis

À pronta-entrega
Carros
Rode KMs ilimitados sem taxas extras
Não precisa ter cartão de crédito
Possibilidade de compra do carro próprio
Escolha o seu agora