Quero meu Kovi
Universo Kovi

Segurança: quais tipos de airbags existem?

Publicado dia
12/4/2024

A segurança automotiva é uma preocupação fundamental ao escolher um carro, e os airbags desempenham um papel importante nesse aspecto. 

Obrigatórios em todos os carros produzidos no Brasil desde 2014, os airbags são itens de segurança passiva instalados nos veículos para proteger o motorista e os passageiros de impactos, no caso de colisão. 

O equipamento é uma espécie de bolsa inflável, ou um tipo de almofada que amortece os choques.  

A relação entre segurança e airbags é inquestionável, já que os itens reduzem de forma significativa o risco de lesões em acidentes automotivos. 

Quer saber quais são os principais tipos de airbags disponíveis nos carros nacionais e como eles influenciam na proteção dos ocupantes de um carro? Continue a leitura e confira!

A eficiência dos airbags

O airbag é um dispositivo que retém o movimento corporal dos ocupantes de um carro durante um acidente. Ele é formado por uma almofada de nylon e por componentes químicos que provocam um tipo de explosão, gerando o gás responsável por inflar o airbag em caso de impacto. 

De forma geral, o dispositivo pode ser acionado tanto por colisões quanto por desacelerações bruscas do carro. Os sensores que fazem parte do sistema de airbags do veículo trabalham para medir a força de impacto e outras informações que desencadeiam a abertura dos airbags. 

Na maior parte dos componentes, o tempo de acionamento do dispositivo é inferior a 40 milissegundos, ou seja, a resposta do componente é ultra rápida. 

E além do excelente tempo de acionamento, o airbag demora cerca de 4 segundos para esvaziar após uma colisão. Isso acontece para evitar a asfixia dos passageiros. 

O componente de retenção é considerado extremamente eficiente e seguro.  

Principais tipos de airbags  

Abaixo, listamos os principais tipos de airbags disponíveis no mercado. Lembrando que o modelo mais comum é o airbag duplo frontal, que ajuda a salvar vidas em caso de acidentes de trânsito. 

Airbags frontais: são os mais comuns nos carros nacionais, e protegem o motorista e o passageiro da frente. Esse tipo de airbag dispara em caso de colisão frontal. Ele infla rapidamente para absorver o impacto e evitar o contato das pessoas com as partes rígidas do veículo.

Airbags laterais: estão localizados nas portas e protegem contra colisões laterais. Esse tipo de airbag pode ser de tórax (protegendo o peito) ou de cortina (protegendo a cabeça e os ombros).

Airbags de cortina: estão posicionados ao longo das janelas e ajudam a proteger a cabeça em colisões laterais e capotamentos.

Airbags de joelho: protegem as pernas e joelhos do motorista em caso de colisão frontal.

Airbag tem prazo de validade?

Em geral, os airbags não têm um prazo de validade definido, mas sua eficácia pode diminuir com o tempo. É importante verificar o modelo e a orientação fornecida pelo manual do carro para saber se o dispositivo precisa ser trocado. 

Além disso, é recomendado fazer a verificação regular do sistema de airbags e uma manutenção mais completa a cada 10 ou 20 anos, durante a revisão do veículo. Se o carro sofrer um acidente, os airbags devem ser substituídos. 

Outra orientação importante é que, caso a luz do airbag acenda no painel, o motorista deve levar o carro à concessionária, para avaliar a possibilidade de mal funcionamento dos sensores. 

Conquiste seu carro com o Kovi Próprio 

A escolha de um carro com airbags é uma decisão que afeta diretamente a sua segurança. Aqui na Kovi, todos os carros por assinatura são equipados com o componente, atendendo à exigência da Lei nº 9.503.

Lembre-se sempre de manter seu carro em boas condições e verificar regularmente o sistema de airbags para garantir sua eficácia contínua. 

Se você está em busca de um carro dotado desse e de outros equipamentos de segurança, conheça os planos de carro por assinatura da Kovi, como, por exemplo, o Kovi Próprio, modalidade de locação com a possibilidade de compra. 

Temos vários modelos de carros populares e econômicos, todos com airbags e freios ABS, dois itens indispensáveis para a segurança. 

Precisa de um carro seguro para a família? Acesse a nossa loja online agora mesmo, confira os modelos em estoque e contrate o Kovi Próprio, plano com seguro, carro reserva, assistência, manutenções, documentação, IPVA e emplacamento.  

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.