Universo Kovi

Quanto ganha um motorista de Uber?

Vamos lá?

 

A Uber é uma das principais plataformas de transporte por aplicativo do Brasil e do mundo. 

Com forte vocação tecnológica, a empresa, fundada em 2010 em São Francisco, nos Estados Unidos, hoje está presente em mais de 70 países e 10 mil cidades, com uma base de 7,4 milhões de motoristas e entregadores parceiros.

Segundo dados da Uber, a plataforma tem atualmente 156 milhões de usuários e faz mais de 30 milhões de viagens por dia. Apenas em 2024, a Uber realizou 52 bilhões de viagens no mundo. 

Com estes números impressionantes, fica claro que a empresa fatura alto no segmento de mobilidade urbana. Mas e os motoristas de Uber? Quanto será que eles ganham nessa parceria? É isso que vamos explicar aqui!

Como os ganhos do motorista são calculados?

Os ganhos de um motorista de Uber variam conforme diferentes fatores, como a cidade em que se trabalha, as tarifas aplicadas e as promoções oferecidas pela Uber. 

Além disso, é necessário levar em consideração a região e os horários de atuação do motorista, a quantidade de viagens realizadas e os gastos operacionais da atividade, como, por exemplo, os custos associados ao carro e ao combustível. 

Basicamente, a remuneração do motorista de aplicativo é baseada no preço padrão de uma viagem e na oferta de tarifas dinâmicas em regiões de alta demanda de passageiros. Veja a explicação a seguir!

Preço padrão da viagem

O preço padrão de cada corrida é definido pelo tempo e distância percorridos pelo motorista, além de uma taxa de serviço cobrada pela Uber. No site da empresa, o motorista parceiro encontra uma ferramenta que permite simular uma estimativa de ganhos por hora trabalhada. 

Preço dinâmico

A Uber aplica o chamado "preço dinâmico" em horários e locais com alta demanda de passageiros. Isso significa que o valor da corrida pode aumentar, permitindo que os motoristas ganhem mais durante horários de pico ou em locais com grande concentração de pessoas solicitando carros de aplicativo. 

Para encontrar regiões com tarifa dinâmica, o motorista deve verificar o mapa de concentração do app, que indica onde a demanda está acima do normal. 

Outros tipos de remuneração 

Além das tarifas padrão e dinâmicas, a Uber também oferece alguns incentivos, bônus e promoções para os motoristas que realizam um número específico de viagens dentro de um período de tempo. Essas ofertas aparecem diretamente no aplicativo do motorista parceiro. 

Quando e como o motorista recebe?

Os ganhos dos motoristas são depositados semanalmente, geralmente às segundas-feiras. No entanto, existe a opção de repasse instantâneo, que permite transferências diárias, mediante uma taxa cobrada pela Uber por cada solicitação. 

O que influencia o ganho do motorista da Uber?

Várias coisas influenciam os ganhos de um motorista da Uber. Como dissemos acima, a remuneração depende de quando, onde e com que frequência o profissional dirige. 

A lógica é simples: quanto mais corridas, maior o retorno financeiro. Contudo, é fundamental que o motorista de aplicativo entenda a diferença entre ganho bruto e ganho líquido. 

O valor bruto é aquele que aparece no app da Uber depois do desconto das taxas da plataforma, mas o ganho líquido é aquele que, de fato, vai parar no bolso do motorista depois de descontadas as despesas com combustível, alimentação fora de casa, manutenções do carro, IPVA e seguro. 

Portanto, o lucro real de um motorista de aplicativo varia muito. Em uma cidade média, como São José dos Campos, no interior de São Paulo, por exemplo, que possui mais de 700 mil habitantes, a estimativa é que os motoristas de Uber ganhem cerca de R$ 1.534,00 por semana, em uma jornada de trabalho de 50 horas. 

Já em São Paulo, que possui um número muito maior de passageiros, o retorno financeiro pode ser superior, embora o desgaste do motorista também seja mais acentuado por causa do trânsito e das condições da cidade. 

A estimativa é que, na Capital Paulista, um motorista da Uber consiga fazer cerca de R$ 2.500,00 por semana, em uma jornada de 60 horas. 

Sendo assim, os ganhos com a Uber variam de acordo com as viagens, a hora em que elas acontecem, a participação dos motoristas em promoções semanais e a categoria. Em geral, quem dirige na categoria Black consegue ganhar até 70% mais do que aqueles que dirigem na categoria X

Como ganhar mais trabalhando para Uber? 

Para ganhar mais trabalhando para Uber, o motorista precisa ter estratégia e disciplina financeira. Confira algumas dicas para maximizar seu faturamento!

Faça um número x de viagens

A Uber costuma oferecer bônus para motoristas que atingem um determinado número de viagens dentro de um período específico. 

Portanto, estabeleça uma meta de viagens diárias e trabalhe o número de horas necessárias até atingir esse objetivo. 

Isso ajuda a alcançar o faturamento que você deseja dentro de um mês e traz mais previsibilidade financeira. 

Vale lembrar que nas viagens pagas em dinheiro pelos passageiros, a Uber também cobra taxas no app. Fique atento para saber exatamente quanto dinheiro ficará efetivamente no seu bolso. 

Aproveite a tarifa dinâmica

Monitore os horários de maior demanda no aplicativo e aproveite os aumentos de preço dinâmico. Isso pode gerar mais lucro para você no final do mês. 

Escolha corretamente os horários

Trabalhar durante os horários de pico, como manhãs, finais de tarde e madrugadas de sexta e sábado, pode aumentar os rendimentos. 

Faça um planejamento para estar na rua nesses períodos, especialmente em regiões de alta demanda, como entrada e saída de empresas, centros comerciais, faculdades, escolas e shoppings. 

Eventos e sazonalidade

Grandes eventos, como shows e jogos de futebol, costumam aumentar a demanda por corridas e, consequentemente, o valor das tarifas. Aproveite essas oportunidades para ganhar mais. 

Rotas 

Conheça bem a cidade e as rotas disponíveis, pois isso ajuda a evitar congestionamentos e otimiza o tempo das viagens, aumentando a quantidade de corridas concluídas em um dia.

Economia de combustível

Dirigir de forma eficiente e escolher um veículo econômico garante a redução dos custos com combustível e aumenta o lucro líquido.

Alugue um carro e aumente seus ganhos!

Para quem não possui um carro próprio, a Kovi oferece aluguel de carros para motorista de app, com planos acessíveis e repletos de benefícios, que permitem alugar um veículo para trabalhar como Uber. 

O valor da assinatura já contempla IPVA, documentação, seguro, manutenção e carro reserva, garantindo economia e tranquilidade para o motorista de aplicativo. Alugue um carro da Kovi e aumente seus ganhos! 



Carros 0KM disponíveis

À pronta-entrega
Carros
Rode KMs ilimitados sem taxas extras
Não precisa ter cartão de crédito
Possibilidade de compra do carro próprio
Escolha o seu agora