Quero meu Kovi
Universo Kovi

Como funciona a manutenção e reparos nos carros alugados?

Publicado dia
15/4/2024

O carro alugado precisa passar por manutenções preventivas e corretivas para que possa ser usado com segurança e tranquilidade no dia a dia. 

Basicamente, a manutenção preventiva do carro alugado é aquela que acontece de forma periódica, dentro de um cronograma e prazo estabelecidos pela empresa proprietária do veículo. 

Como regra, o motorista que aluga um carro tem que ficar atento aos prazos para a checagem dos itens de desgaste natural, que são aqueles componentes que sofrem danos com o tempo de uso, como pastilhas, pneus, amortecedores, rolamentos, discos e lonas de freios, entre outros. 

Outro ponto importante na manutenção preventiva é a troca de fluidos e de peças desgastadas. Esse cuidado evita problemas graves e traz economia. 

a manutenção corretiva é aquela realizada quando o carro para de funcionar ou apresenta alguma falha que afeta a dirigibilidade e a segurança do motorista. 

Algumas situações que podem exigir a manutenção corretiva do carro alugado são: 

  • Aquecimento anormal e excessivo do motor;
  • Falha nos freios;
  • Consumo elevado de combustível;
  • Problema na bateria;
  • Pneus carecas;
  • Falha na ignição;
  • Danos elétricos. 

Esses problemas impedem o uso regular do veículo. Desse modo, o ideal é que o motorista não espere o carro chegar a uma situação crítica de pane para, então, buscar uma oficina mecânica. 

Quanto mais tempo uma falha mecânica é ignorada, pior fica a situação do veículo, e isso torna a manutenção do carro alugado complexa e cara, além de colocar em risco a segurança de motorista e passageiros. 

Como funciona a manutenção de carro alugado na Kovi? 

Na Kovi, todos os veículos alugados já possuem uma manutenção contratada para os itens de desgaste natural. Ou seja, todos os planos preveem que o motorista compareça com o carro a cada 10 mil KMs rodados para fazer as manutenções preventivas.  

A recomendação é que, a partir dos 8 mil KMs dirigidos, o motorista já agende o serviço, pois isso permite um melhor planejamento e garante que ele realize a manutenção dentro do prazo.

Pela Central do Motorista, o cliente consegue acompanhar quando é a sua vez de agendar a manutenção do carro alugado, mas a equipe da Kovi também envia e-mail e SMS para avisar o motorista de realizar o serviço. 

Com a manutenção agendada, basta comparecer na data e local marcados para fazer a preventiva. É importante chegar pontualmente, pois toleramos atrasos de apenas 15 minutos. 

Além da manutenção preventiva regular, o motorista que dirige um Kovi também pode entrar em contato com a nossa equipe de atendimento pelo chat se o veículo apresentar mau funcionamento. Neste caso, a situação é analisada individualmente e podemos agendar uma manutenção corretiva.

Vale lembrar que comparecer às manutenções preventivas é uma obrigação do motorista, prevista em contrato. E só é permitido realizar manutenções corretivas (incluindo itens de funilaria) na oficina da Kovi.

O que é inspecionado na manutenção preventiva da Kovi? 

Na manutenção preventiva da Kovi, alguns itens são inspecionados e substituídos. Entre eles, estão: 

  • Óleo de motor;
  • Filtro de combustível;
  • Filtro de óleo;
  • Filtro de ar;
  • Fluido de freio;
  • Velas;
  • Cabos; 
  • Correias;
  • E outros componentes. 

Além disso, a manutenção preventiva também realiza o rodízio de pneus. 

Existem ainda alguns componentes e sistemas que são inspecionados e trocados apenas se apresentarem problemas, como é o caso da bateria, palhetas, luzes veiculares, buzina, retrovisor, rodas, entre outros. 

Para estes e outros itens, a Kovi pode cobrar o reparo ou substituição, caso seja identificado mau uso. 

Todas as informações sobre as manutenções da Kovi podem ser encontradas aqui. Confira e fique atento aos prazos!

Aproveite para conhecer o Kovi Próprio!

O Kovi Próprio é o nosso plano de carro por assinatura com compra. Nele, o motorista faz uma locação de longo prazo e pode escolher comprar o veículo a partir do 24º mês de contrato cumprido. 

A modalidade é repleta de benefícios, como KMs ilimitados para dirigir, IPVA e documentação, carro reserva, pacote proteção, manutenções e assistência 24 horas. 

O Kovi Próprio pode ser contratado online, sem cartão de crédito e com o menor depósito inicial do mercado. 

Além disso, oferecemos vários veículos populares e econômicos, descontos na Tabela FIPE e condições facilitadas de negociação quando o motorista decide comprar o carro. Visite a nossa loja online para saber mais! 

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.