Quero meu Kovi
Modelos de carros

Carro hatch: tudo o que você precisa saber

Publicado dia
12/4/2022

Antes de alugar ou comprar um carro, é importante entender a diferença de cada modelo para encontrar o veículo ideal para você!

Pensando nisso, separamos um manual completo sobre o carro hatch. Você vai aprender o que é um carro hatch, principais vantagens e para quem é indicado essa categoria!

O que é um carro hatch?

O termo “hatch” é uma redução da palavra inglesa “hatchback”, que em tradução livre significa “traseira com comporta” ou “abertura traseira”. 

A carroceria do carro hatch é dividida em dois volumes principais. A primeira é o compartimento do motor, enquanto a segunda recebe o espaço dos passageiros e um porta-malas integrado.

Justamente por isso, ele é popularmente conhecido como um veículo compacto! 

A principal diferença entre ele o sedan está na dimensão das carrocerias. Ao contrário do hatch, o carro sedan é dividido em três partes. O motor, espaço para passageiros e outro para porta-malas (melhor projetado e volumoso). 

Tipos de carro hatch

Ainda que tenham a mesma carroceria, você encontra o hatch de duas formas: compacto ou premium. 

Hatch compacto 

É o modelo mais simples e barato do mercado, sendo o preferido de muitos que vão comprar o primeiro carro ou estão começando a dirigir. A maioria deles possuem motor 1.0, mas podem ser encontrados em opções 1.2! 

Você encontra o Ford Ka disponível em nossa loja online! Clique aqui e alugue o seu pelo menor preço do mercado. 

Outros exemplos: Ford Fiesta, Fiat Palio e Onix.

Hatch premium ou esportivo 

O premium oferece maior potência no motor, sendo encontrado nos tipos 1.4 ou 1.6. Ele também apresenta um espaço maior comparado ao compacto!

Exemplos: Renault Sandero, Peugeot 308, Volkswagen Golf e outros.

Principais vantagens 

Agora que você já sabe o que é um carro hatch e os principais tipos dessa categoria, chegou a hora de descobrir seus ganhos na hora de alugar ou comprar esse veículo!

1. Tamanho

O tamanho é a principal vantagem de um carro hatch. Isso porque fica mais fácil dirigir, manobrar e estacionar o veículo.

Lembrando que ser compacto não impede o bom desempenho do veículo! Muitos carros hatchs, como o Polo TSI da Volkswagen, usam a mesma potência do T-Cross SUV da mesma marca. Ambos apresentam 128cv e 20,4 kgfm de torque. 

2. Economia 

Ter um carro compacto também é sinônimo de gastar menos. Esses veículos são mais leves e os motores precisam de menos esforço para movimentá-los, logo, o consumo de combustível é menor.

Outro ponto de economia é a manutenção. Por apresentar uma mecânica simples, os serviços de reparo para o hatch possuem um valor mais baixo comparado a modelos de outras categorias. Demais, né?

3. Preço

Outra vantagem forte do carro hatch são os preços. Esse tipo de veículo possui um preço mais atrativo comparado aos carros sedan ou SUVs.  

A partir de R$60 mil vários modelos podem ser encontrados! E sabendo escolher, o preço pode ser ainda melhor para carros seminovos.

Perfil para carro hatch

E aí, será que o hatch é pra você? A primeira pergunta a se fazer é como você usará o veículo. Caso você priorize economia e use o veículo em centros urbanos, sem perder tempo procurando vagas ou manobrando o carro, o hatch dá “match” com o seu perfil!

Ele também é muito indicado para condutores de primeira viagem e pessoas que desejam comprar o carro próprio sem investir muito. 

Agora é só pensar no seu uso e escolher!

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.