Quero meu Kovi
Compra de carros

Guia de como comprar o primeiro carro

Publicado dia
26/3/2024

Comprar o primeiro carro é um sonho que gera muita ansiedade e expectativa, e isso é natural, afinal estamos falando de uma aquisição que traz muito conforto, mobilidade e comodidade para o dia a dia. 

No entanto, na hora de escolher o carro ideal, é necessário controlar a empolgação e, principalmente, a impulsividade, já que uma compra feita sem pesquisa e cuidado pode ser desastrosa, trazendo prejuízos financeiros reais. 

Para te ajudar a dar esse passo com confiança e segurança, fizemos esse guia completo, que vai explorar as melhores maneiras de comprar o primeiro carro e transformar esse sonho em realidade. Confira as nossas dicas!

Principais formas de comprar o primeiro carro 

Ainda hoje no Brasil, a maneira mais popular de comprar o primeiro carro é o financiamento automotivo, que é quando o cliente solicita um crédito ao banco ou financeira para adquirir o veículo e, depois, paga as parcelas por um período predeterminado. 

O financiamento mais comum no Brasil para a compra de carros é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). 

O grande problema desse modelo é que ele tem altas taxas de juros, além de um processo burocrático e rigoroso de análise de crédito, o que limita essa opção e faz com que pessoas negativadas ou com score baixo não consigam a aprovação para ter acesso à compra. 

Outro ponto que merece ser destacado é que, no financiamento, geralmente o consumidor precisa dar uma entrada mínima que corresponde a 10% do valor do automóvel. É importante entender que quanto maior for a entrada, menor será o valor financiado e a carga de juros. 

Dessa forma, a primeira dica para quem está querendo comprar um carro é escolher o caminho financeiro mais adequado e vantajoso.  

Vale dizer que existem outras maneiras de adquirir um veículo com mais economia e planejamento, como, por exemplo, o consórcio, o leasing e o carro por assinatura com a possibilidade de compra (que explicaremos daqui a pouco).  

6 dicas para comprar o primeiro carro 

Para fazer uma compra segura e ficar satisfeito com o primeiro carro, você precisa seguir as dicas que vamos apresentar abaixo:

1. Faça um planejamento financeiro

Antes de comprar o primeiro carro, capriche no planejamento financeiro para que a nova dívida não comprometa seu orçamento mensal. 

Trace uma meta realista, poupe dinheiro para pagar a entrada do veículo e avalie se as parcelas são compatíveis com a sua renda.

2. Conheça o custo efetivo da compra do carro

Antes de fechar negócio, entenda todos os custos que estão envolvidos na negociação, como taxas, impostos e juros. Isso vai garantir que você conheça o custo efetivo do carro, ou seja, o montante final que será pago pelo veículo. 

3. Faça várias pesquisas 

Pesquise diferentes modelos e marcas para encontrar o carro que se encaixe no seu orçamento e no seu estilo de vida. 

Hoje, os veículos mais econômicos e que estão na lista dos mais buscados como primeiro carro são os modelos hatches com motor 1.0, como HB20 e Polo

Há também automóveis subcompactos que são ideais para quem está tirando a primeira carteira de motorista, já que são mais fáceis de dirigir, manobrar e estacionar, como Kwid e Mobi, por exemplo. 

Se for comprar um seminovo, escolha um modelo em bom estado de conservação e com baixa quilometragem. 

4. Analise os custos extras de manutenção 

Comprar o primeiro carro não significa pagar apenas as parcelas. É preciso colocar na ponta do lápis outros gastos fixos com o veículo, como gasolina, seguro, manutenção preventiva, IPVA, etc. 

Busque veículos com boa eficiência energética e baixo consumo de combustível, com seguro acessível e bom custo de manutenção. 

Consulte também a Tabela FIPE para conhecer o valor de mercado do carro, assim é possível fazer um cálculo aproximado do IPVA.

5. Saiba negociar 

Aprenda a arte da negociação para conseguir um preço justo no carro que você deseja comprar. Além disso, busque negociar com empresas idôneas e com boa reputação, como é o caso da Kovi

6. Faça o teste drive

Sempre que possível, solicite o teste drive. Só dirigindo o carro você terá uma noção real da experiência de condução, do conforto e do desempenho do modelo.

Caso opte por um veículo seminovo, esse teste de direção é ainda mais importante, pois permite avaliar a mecânica e perceber se o carro apresenta algum sinal de falha.

Se você escolher por um plano de carro por assinatura com opção de compra, é melhor ainda: afinal, você terá um longo período de experiência com aquele carro antes de decidir se irá comprá-lo ou não.

Como comprar o primeiro carro com confiança?

Além de realizar uma pesquisa detalhada sobre o modelo, histórico e preço do carro, antes de fechar a negociação, faça uma inspeção completa no automóvel. Verifique a parte mecânica, elétrica e a documentação do veículo, incluindo histórico de multas e acidentes.

Procure entender um pouco sobre o mercado automotivo e a negociação de carros novos e seminovos. Isso vai fazer com que você esteja preparado para negociar o preço e os termos da compra.

Escolha o Kovi Próprio!

Comprar o primeiro carro é um marco na vida de qualquer pessoa, mas requer planejamento e cuidado. Siga as dicas do nosso guia para fazer uma escolha consciente e informada.

Se você deseja comprar um veículo próprio com economia, segurança, garantia de qualidade e vários benefícios exclusivos, conheça a Kovi. Aqui, temos um plano de assinatura com compra que pode se encaixar perfeitamente à sua necessidade. 

No Kovi Próprio, você assina um carro, com KMs ilimitados para dirigir por um preço fixo, e, a partir de 24 meses de contrato, pode comprar o veículo com condições facilitadas e o melhor preço do mercado. 

Nosso plano de carro por assinatura com compra tem modelos populares e econômicos, oferece seguro contra roubo e furto, IPVA e documentação, assistência 24 horas e muito mais. Acesse a nossa loja online e faça a escolha certa com a Kovi

ASSINE A NOSSA Newsletter

Receba as últimas notícias no seu e-mail

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.